A gravidez na adolescência

Veja quais são as principais causas da gravidez na adolescência e as consequências físicas, psicológicas e principalmente as sociais.

Gravidez na adolescência 1

A gravidez biologicamente é definida como o período que vai da concepção até o nascimento do bebê. Essa experiência pode ter diferentes significados para cada pessoa, cada povo, cultura e principalmente a faixa etária. A gravidez vem se tornando mais comum na adolescência, principalmente no Brasil onde os índices de gravidez na adolescência aumentam a cada ano. Este índice ainda mostra que as adolescentes grávidas são de famílias humildes e de baixa ou nenhuma escolaridade.

Saiba melhor quais são as causas da gravidez na adolescência e suas consequências.

Mais sobre a gravidez na adolescência

Causas da gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é denominada a gestação que ocorre em jovens de até 21 anos de idade, que ainda se encontram em desenvolvimento para a fase adulta. Uma pesquisa que foi realizada pela UNICAMP (Universidade de Campinas-SP), mostra que as causas para a gravidez na adolescência não estão na falta de informações sobre os métodos anticoncepcionais, e sim o fato de que muitas adolescentes querem ser mães, e desejam muito ter filhos. A pesquisa foi feita com adolescentes entre 11 a 19 anos de idade, e todas conhecem muito bem as formas de se evitar uma gravidez e as DSTs.

Ursinho de pelúcia

Gravidez na adolescência consequências

São muitas as consequências na gravidez na adolescência que vão de problemas físicos, psicológicos e sociais. Os problemas de saúde enfrentados pela mãe adolescente são a hipertensão gestacional, anemia, pré-eclâmpsia, eclampsia, má formação do feto, gravidez prematura, perda do bebê, problemas do útero entre outros. Os problemas psicológicos são na maioria das vezes a depressão com necessidade de apoio psicológico. Os problemas sociais enfrentados pela mãe adolescentes vão da grande mudança de rotina, o grande preconceito contra as mães adolescentes, abandono da escola, dificuldade de arrumar um emprego, dependência financeira dos pais por um período bem maior, abandono do pai da criança, opressão, descriminalização social entre outros.

Menina deitada

A gravidez na adolescência é um problema sério que está mais presente nas classes sociais baixas e de menor escolaridade, por isso é importante que os pais sempre conversarem com seus filhos e deixem claro como funcionam os métodos anticoncepcionais.

Saiba mais sobre a gravidez

18/04/08 por Talita

   



Mais informações por email