Alho benefícios para a saúde

Ter uma dieta com alimentos saudáveis trás inúmeros benefícios para a saúde, como o alho que contém vários nutrientes.

O alho é um alimento muito usado em todo o mundo como tempero em diversas receitas ou consumido sozinho frito ou cru, em alguns países é conhecido como “rosa fétida” devido a seu odor forte e predominante.

Alho

O alho é conhecido também pelo seu poder de auxiliar a saúde, ele possui diversas funções no corpo humano, seu nome científico em latim é Allium sativum, os benefícios vão muito mais além do que o aroma e o sabor, desde a antiguidade é um alimento apreciado, hoje em dia estudos comprovaram sua eficácia na prevenção de doenças.

Mais sobre alho benefícios para a saúde

Antigamente as pessoas já consumiam este alimento com objetivo de garantir mais saúde, porém isso atualmente é fato comprovado e vale à pena incluir o alho em seu cardápio diário.

Comer alho faz bem

Acrescentar o alho em sua dieta faz bem para a saúde, pois esse alimento tem ação antibiótica, antimicrobiana, antiasmática, protetor cardiovascular, anticancerígeno, anti-inflamatória, entre muitas outras funções. É ainda usado no tratamento de doenças crônicas e certas patologias como colesterol alto, tensão arterial elevada, gripe, distúrbios gastrointestinais, bronquite, asma, câncer de próstata e de mama.

Mulher comendo alho

O alho pode ser consumido diariamente em pequenas doses em suas refeições. Vale ressaltar que quando esse alimento é aquecido acaba perdendo alguns nutrientes, assim é recomendado que seu consumo seja feito cru para que o seu organismo aproveite melhor todas as propriedades do alho.

Propriedades do alho

O alho contém muitos nutrientes, possui vitamina C, selênio, vitaminas A, B1 e B2, zinco e muito mais, ele tem ação de tonificar o fígado, reduzir as probabilidades de infarto e ainda melhora a circulação sanguínea.

Segurando o alho

O alho assim como outros alimentos naturais ele previne doenças e ajuda o organismo a se manter em equilíbrio, ele pode ser incluído no cardápio diário, porém em doses exageradas pode causar alguns problemas assim como tudo em excesso faz mal a saúde, se for consumido sem moderação e em excesso pode causar irritabilidade da mucosa gástrica, má digestão e se for consumido em altas dosagens quando há o consumo de medicamentos sintéticos pode causar algum efeito colateral.

É preciso consumi-lo de maneira correta para que ele te ofereça apenas benefícios e não malefícios, cuidar da saúde é muito importante e quando isso acontece através de alimentos saudáveis todo o organismo se beneficia garantindo equilíbrio ao organismo, mais vitalidade, longevidade e qualidade de vida.

Nesse vídeo do Youtube você confere mais informações sobre o alho:

Saiba mais sobre alimentação:

04/02/11 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar