As melhores musicas da década de 50

A década de 50 foi marcada pela divulgação de dois estilos musicais que estão presentes no mundo até hoje: Rock’n’Roll e a Bossa Nova.

back to the 50'sA década de 50, mais conhecida como Anos Dourados foi um período de grandes transformações no mundo. Com o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo estava diante de novos horizontes e muitas transformações. Tanto nas indústrias, ciências, moda, tecnologias ou qualquer outro veículo de mídia, a revolução deu-se também na música.

Foi na década de 50 que surgiu o tão famoso Rock’n’Roll e anos após o Rockabilly. Com isso, várias estrelas possuíram seus ápices da fama como Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard. No final desta mesma década surgiu uma das bandas de rock mais famosas do mundo, os Beatles. No Brasil, o movimento musical que possuiu o maior destaque na década de 50 foi a Bossa Nova, com destaque para João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Músicas internacionais da década de 50

O estilo musical mais presente na década de 50 é o Rock’n’Roll. Com raízes fixas no country, blues, gospel e R&B, rapidamente espalhou-se para o resto do mundo. O ritmo dançante, os instrumentos novos aos ouvidos de todos como a guitarra (base ou solo), baixo elétrico e a bateria. Nas primeiras músicas de Rock and Roll que foram divulgadas no mundo é possível também ouvir alguns instrumentos já conhecidos por outros estilos como o piano e o saxofone, presentes no Blues e R&B.

Os principais artistas e as consideradas melhores músicas da década de 50 são: Little Richard- Tutti Frutti, Frank Sinatra- I’ve Got You Under My Skin, Elvis Presley- Jail House Rock, Johnny Cah- Folsom Prision Blues, Chuck Berry- Johnny B. Goode, Ritchie Valens- La Bamba, Jerry Lee Lewis- Great Balls Of Fire e I Want to Hold Your Hand dos Beatles, no final da década de 50, início dos anos 60.

As melhores músicas brasileiras da década de 50

O Brasil sofreu com as consequências do pós-guerra tanto no lado positivo quanto no negativo. Nos lados positivos, a influência da televisão e dos meios de comunicação trouxe um novo estilo musical para o Brasil na década de 50: a Bossa Nova. A Bossa Nova surgiu em uma época onde as elites brasileiras eram influenciadas pela mídia e principalmente na cidade do Rio de Janeiro, passaram a participar mais dos movimentos das músicas populares brasileiras, dando início ao movimento da Bossa Nova.

Os principais compositores e artistas desta década foram: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Baden Powell, Nara Leão, Newton Mendonça, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Chico Feitosa, Sylvia Telles e os famosos Demônios da Garoa.

As músicas mais famosas destes respectivos compositores e artistas são: Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Tempo de Amor, Diz Que Fui Por Aí, Samba de Uma Nota Só, Canção Do Subdesenvolvido, Wave, Agora O Mundo É Dependente Dos Estados Unidos, Dindi e Trem das Onze.

Mais sobre As melhores musicas da década de 50

Além de influenciar no modo de vida de muitas pessoas, as melhores músicas da década de 50 tanto o Rock’n’Roll espalhado pelo mundo todo e a Bossa Nova, concentrada no Brasil são sucessos até hoje e não deixam de ser tocadas ao longo do tempo e de muitas décadas.

Veja neste vídeo do Canal do Portal Zun no Youtube Bossa Nova Músicas Mais Famosas:

Saiba mais sobre as melhores músicas da década




Talita
24/06/09

Mais informações por email.

Comentar sobre As melhores musicas da década de 50

Destaque

Músicas católicas para ouvir

Músicas católicas para ouvir