As unhas indicam alguns problemas de saúde

Unhas fracas, esbranquiçadas, vermelhas e outros sinais podem sim indicam alguns problemas de saúde sérios como doenças ou não.

Unhas sendo lixadas.

O corpo é capaz de mostrar que há algo de errado com o organismo a partir de vários alertas e sinais. As unhas também podem assumir esse papel e de acordo com o  aspecto e formato que apresentam indicam possíveis problemas de saúde como a carência de nutrientes no corpo e a incidência de doenças.

Os especialistas ainda estudam a fundo esse assunto, mas os resultados já comprovam que a saúde da unha é um reflexo da nossa condição física. Por isso, é importante ficar atento e verificar se o crescimento das unhas está acontecendo de forma normal.

Por isso quando vamos a uma consulta médica, percebemos que o doutor analisa as mãos e as unhas antes de começar a realização dos exames. Essa observação ajuda o profissional a detectar alguns problemas de saúde.

Unhas mostram problemas de saúde?

Unhas saudáveis

Sim, as unhas nos revelam vários problemas de saúde, que podem ser detectados apenas observando a coloração, formato e outros sinais patológicos que alteram sua característica considerada normal. Entretanto, algumas manchinhas esbranquiçadas, pequenas e raras que surgem na unha podem simplesmente serem resultados de batidas leves que prejudicam a matriz ungueal, espaço esse em que são localizadas as células de queratina responsáveis pela formação das unhas.

Isso também acontece quando aparecem pequenas faixas verticais que acontecem justamente pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos. As características mencionadas que nem sempre são motivos de preocupação, por isso a necessidade de consultar um especialista para diagnosticar a razão do problema.

Unhas esbranquiçadas, quebradiças ou secas

Unhas esbranquiçadas

Unhas que apresentam manchas ou a maior parte da superfície esbranquiçada indicam problemas de saúde com relação anêmica, carência de zinco ou proteína no organismo, indicam micoses, intoxicação por metais pesados, psoríase e ainda algo pior como a insuficiência renal.

Se a unha aparentar estar quebradiça, seca, fraca e até com tendência a descamar, indica problemas de saúde como falta de cálcio, falta de vitaminas A, B e E, ou hipotireoidismo. As unhas quebradiças também podem ser um reflexo da menopausa.

Unhas amareladas e onduladas

unhas amareladas

Mais sobre As unhas indicam alguns problemas de saúde

Unhas amareladas indicam uma elevada ingestão de antibióticos ou até mesmo vitamina betacaroteno que é encontrada na cenoura, mamão, beterraba. Perceptível em pessoas tabagistas as unhas amareladas indicam alguns problemas de saúde relacionados à diabetes, fígado e micoses.

Se no lugar de manchas elas apresentarem uma camada espessa de cor amarela indicam distúrbios e outros problemas de saúde pulmonares no organismo. Ondulações, sulcos e estrias nas unhas indicam problemas de alimentação, absorção de nutrientes ou deficiência de ferro.

Unhas com manchas verdes, roxas e pretas

Lixando as unhas

A unha com manchas esverdeadas ou até mesmo com inchaço, vermelhidão e dores, indicam alguns problemas de saúde com relação a infecções bacterianas ou até mesmo micose. Quando a unha apresentar manchas arroxeadas sem nenhuma explicação, preste atenção, pois indicam doenças cardíacas ou pulmonares, lúpus eritematoso, tumores, micoses ou uso constante de remédios coagulantes. Unhas com algumas faixas pretas na superfície indicam problemas de saúde como câncer de pele, tumores na ungueal, micoses e até mesmo disfunção hormonal. Manchas brancas indicam deficiência alimentar.

Agora que você já sabe que algumas anomalias presentes em suas unhas indicam alguns problemas de saúde, então não descuide e examine-as regularmente e para qualquer dúvida consulte-se com um dermatologista especialista para mais informações e prevenções.

No vídeo abaixo você confere algumas informações sobre manchas nas unhas:

Saiba mais sobre unhas que indicam problemas de saúde

Continue lendo

Saúde das unhas

Saúde das unhas




Talita
02/06/09

Mais informações por email.

Comentar sobre As unhas indicam alguns problemas de saúde

Destaque

Glicose alta sintomas

Glicose alta sintomas