Benefícios do Sol para a saúde

Além de oferecer o belíssimo bronzeado para a pele, o sol é também fonte de vitaminas e desencadeia vários benefícios no organismo.

sol desenhado com protetor solar

Em uma era que o sol está se tornando cada vez mais o vilão do milênio há teses que o defendem e não é para menos: por mais que os raios solares ultravioletas sejam muito fortes para a o corpo humano e causam diversos malefícios como o envelhecimento precoce, surgimento de manchas, pintas, sardas, causa queimaduras e o mais perigoso: o principal responsável pelo surgimento do câncer de pele. Enfim, isso tudo acontece porque não sabemos aproveitar o Sol de maneira saudável e o que muitas pessoas não sabem é que ele não faz só o papel de vilão ele pode ser um grande aliado e trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios do Sol

Ele é fonte de vida, o mesmo que traz tantos riscos mantém a vida na Terra, sem ele não haveria vida em todos os sentidos, todos dependem da luz solar, mas os benefícios vão muito mais além do que apenas a sobrevivência e o ciclo natural da vida, ele é fonte de vitamina D que é responsável por manter os níveis de fósforo e cálcio no organismo, ela faz com que estes nutrientes sejam absorvidos pelo corpo através de fontes de alimentos, são fundamentais para manter ossos e dentes saudáveis e prevenir doenças como a osteoporose, caries entre outros.

criança tomando sol

Sem dúvidas o maior benefício que o Sol fornece é a vitamina D além de melhorar a circulação sanguínea e previne doenças respiratórias. Ele é fonte desta vitamina e por trás dela há muitos outros benefícios que muitos desconhecem. A exposição solar deve ser moderada, como tudo em excesso causa algum dano a saúde é preciso bom senso na hora de se expor, o uso do protetor solar não compromete a absorção da vitamina ao organismo, por isso não deixe de usá-lo.

Recomendações no banho de Sol

O Sol da manhã das 7 até as 9 é completamente benéfico, ao se expor neste horário, fique de cinco a dez minutos sem proteção, a partir deste tempo não deixe de aplicar o bloqueador solar. Depois das 16h30 o Sol também é recomendado, mas sempre com o protetor, para as grávidas é muito indicado porque auxilia no desenvolvimento do bebê e ainda reforça seu organismo. Se exponha pelo menos uma vez por semana durante quinze minutos nos horários indicados.

mulher com chapéu no sol

O melhor é aproveitar o que a maior estrela do universo tem a nos oferecer, ele pode sim fazer muito bem, mas não podemos esquecer os riscos da exposição excessiva e sem responsabilidade, nunca se esqueça do creme protetor todos os dias, mesmo nos dias mais nublados, inclusive nas áreas mais expostas como braço, rosto, mãos e colo, aproveite um dia ensolarado para acordar cedo e desfrutar o melhor do Sol da manhã, desta forma você garante a seu organismo e a sua saúde mais qualidade e equilíbrio, lembrando que a vitamina D é importante para qualquer idade e em qualquer fase da vida, tanto na infância, juventude, vida adulta ou na terceira idade.

Garanta sua saúde com o Sol presente em sua vida, além de saúde ele traz muitas alegrias para seu dia a dia, afinal quem gosta de um dia nublado ou chuvoso? Ele é sempre bem-vindo no cotidiano inclusive nos finais de semana que a maioria das pessoas pode aproveitar sem restrições.

Saiba mais sobre os benefícios do sol

05/01/11 por Ana Maria

   



Mais informações por email

Comentar