Benefícios do sono para a saúde

O sono é muito mais importante do que possa imaginar, pois além de ser um momento de descanso, traz outros benefícios para a saúde.

Mulher dormindo

Não tem nada melhor do que chegar em casa depois de um dia longo e cansativo, tomar um banho, dormir e acordar somente no dia seguinte. Dormir é um ato que faz parte do ciclo natural de todos os seres vivos, então é considerado algo muito importante para a sustentabilidade da vida. Muitos não sabem, mas além de ser um excelente restaurador, o sono traz diversos benefícios para a saúde e ajuda a evitar diversos distúrbios e doenças como, por exemplo, estresse, depressão, obesidade entre outros. Saiba mais sobre os benefícios que uma boa noite de sono traz para a saúde.

O sono previne a obesidade?

Sim, o sono é capaz de prevenir a obesidade, pois quando estamos dormindo o nosso corpo produz uma substância chamada Leptina que é um hormônio que controla a sensação de saciedade. Então, as pessoas que encontram dificuldades para dormir produzem menos quantidade de leptina, portanto há uma ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago aponta que pessoas que dormem de 6 a 8 horas diárias queimam mais gorduras do que aquelas pessoas que dormem menos de 6 horas ou tem sono fragmentado (sono interrompido). Quem dorme pouco tem a redução de até 55% a perda de gordura corporal.

O sono previne obesidade

O sono combate a hipertensão?

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, Estados Unidos comprovou que um sono profundo e ininterrupto está ligado diretamente a uma boa pressão arterial. O que acontece é que quando a pessoa tem dificuldades para dormir durante a noite pode ficar em um estado equivalente ao estresse, aumentando e muito a atividade de adrenalina no corpo. Então uma noite ruim deixa o organismo em um estado de alerta, o que acaba aumentado à pressão sanguínea, caso torne-se frequente pode vir a se transformar em uma hipertensão.

O sono combate a hipertensão

O sono previne a depressão?

Sem dúvidas o sono é um dos maiores aliados para a prevenção e tratamento da depressão. Estudos realizados por Universidades Americanas apontam que pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia tiveram índices altos de qualidade de vida e níveis bem mais baixos de depressão quando são comparadas as pessoas que dormiam menos. Mas isso não quer dizer que tenha que dormir o dia inteiro, pois pessoas que costumam dormir mais de 9 horas diárias podem sofrer uma piora na qualidade de vida e também índices de depressão bem mais altos.

Rapaz dormindo

O sono também traz muitos outros benefícios como à melhora no desempenho do trabalho, diminui o risco de doenças cardiovasculares, controla o diabetes, fortalece a memória entre muitos tantos benefícios para a saúde.

Saiba mais sobre o sono

10/01/11 por Haline

   



Mais informações por email

Comentar