Carteira de trabalho documentos necessários

A carteira de trabalho é o principal direito trabalhista de um cidadão, e para emiti-la são necessários apenas documentos comuns.

carteira de trabalhoA carteira de trabalho é um dos principais direitos e documentos de um ser humano. De acordo com o que está registrado nela, podemos usufruir de benefícios como a aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio doença e muitos outros direitos civis de um cidadão. Porém, para tirar a carteira de trabalho é necessário apresentar alguns documentos imprescindíveis para a sua emissão. A carteira de trabalho é um dos direitos mais antigos reconhecidos pela Constituição de 1988. É um dos documentos mais importantes da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e é a maior representação dos direitos trabalhistas que podemos obter. Foi criada em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, no período onde o Brasil passava por uma reforma trabalhista (Estado Novo) e via a necessidade de criação de uma lei que disponibilizasse deveres e direitos de um cidadão.

Documentos necessários para tirar a carteira de trabalho

emissão carteira de trabalhoPara tirar a sua carteira de trabalho, o trabalhador deve comparecer em algum posto do governo, geralmente localizados em órgãos públicos ou na prefeitura das cidades apresentando alguns documentos necessários para a emissão da primeira via da carteira de trabalho. São eles: cópia da carteira de identidade, cópia da certidão de nascimento ou casamento caso necessário e uma foto 3x4 recente. Todos os documentos devem ser autenticados e a foto 3x4 não deve conter nenhum tipo de rasura ou carimbo.

Documentos necessários para tirar 2 via carteira de trabalho

nova carteira de trabalhoExistem muitos casos onde há a necessidade de tirar uma segunda via da carteira de trabalho, que pode sido perdida, roubada ou extraviada. Mas para retirar a segunda via, é preciso apresentar também alguns documentos obrigatórios, que possibilitam a emissão de uma nova carteira. São eles: cópia da carteira de identidade, cópia da certidão de nascimento ou casamento, uma foto 3x4 recente, cópia do boletim de ocorrência (em caso de roubo ou extravio) e uma cópia do extrato do FGTS. Assim como na primeira via, todos os documentos também devem estar autenticados em cartório e a foto 3x4 não pode conter nenhum tipo de rasura.

A carteira de trabalho é um direito do cidadão e não deve em nenhuma hipótese ter um valor cobrado para a sua emissão. É necessária apenas a apresentação do trabalhador que deseja obter a sua juntamente com os documentos necessários para a sua emissão.

Veja neste vídeo do Youtube emitido pelo governo do Brasil como tirar a sua carteira de trabalho:

Saiba mais sobre carteira de trabalho e documentos

22/06/10 por Talita

   



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