Células eucariontes e procariontes diferenças

Informações sobre os tipos de células eucariontes e procariontes. Conheça as principais características e organização delas.

Células 1

Podemos definir as células como pequenos blocos fundamentais da vida, ou seja, é uma unidade básica da constituição dos seres vivos, exceto do vírus. Podemos encontrar organismos unicelulares (bactérias), que consistem em apenas uma única célula, e também organismos pluricelulares (humanos), que são constituídos por aproximadamente 10 trilhões de células. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro de uma célula, além de conter informações genéticas necessárias para funções como regulamente da célula e também na hora de transmitir informação para a geração seguinte de células.

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em Eucarióticas e Procarióticas. Saiba mais sobre essas divisões das células nos tópico abaixo.

Mais sobre células eucariontes e procariontes diferenças

Células Procariontes

As células procariontes também conhecida como Procarióticas e Protocélulas, se diferenciam em razão da carência de membrana nuclear, além de não possuírem organelas membranosas, retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos e um núcleo que é delimitado pela cariomembrana (carioteca) envolvendo os cromossomos.

Essas células também apresentam uma parede esquelética (parede celular) externamente à membrana plasmática, com a função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio ambiente. O material genético das células procariontes constitui de um único filamento emaranhado de DNA circular (ácido desoxirribonucleico) que encontra-se mergulhado no hialoplasma da célula.

As células procariontes que são do grupo unicelulares são representadas pelas bactérias e cianobactérias, exemplo, algas azuis ou cianofíceas. Pesquisadores acreditam que as células procariontes tenham sido os primeiros organismos vivo do mundo.

Célula procarionte 1

Células Eucariontes

As células eucariontes também conhecida como eucarióticas são mais complexas, pois são constituídas por membrana nuclear, vários tipos de organelas, complexo de golgi, flagelo, retículo endoplasmático, lisossomo, parede celular, fibras de citoesqueleto, mitocôndria, núcleo, cloroplastos, vacúolos, centríolos, ribossomos e retículo endoplasmático rugoso.

As células eucariontes são consideradas por pesquisadores células verdadeiras, pois são mais completas em relação às procariontes por possuírem um desenvolvido sistema de membranas. Essas células são do grupo pluricelulares e são representadas pelos fungos, protozoários, animais e plantas.

Células eucariontes 1

Acredita-se que sua existência tenha surgido das células eucariontes através de um processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que com o tempo foram adquirindo crescente complexidade a medida que se multiplicavam.

Quer saber mais sobre as diferenças entre as células Eucariontes e Procariontes? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre células

17/03/09 por Haline

   



Mais informações por email

Comentar