Classificação dos elementos químicos

Para facilitar a compreensão, os elementos químicos são organizados e classificados de acordo com suas características em comum.

frascos quimicosA tabela periódica é composta por 112 elementos químicos diferentes que possuem a sua organização devido a sua classificação. A primeira tabela periódica continha apenas 60 elementos químicos que foram organizados em uma tabela pelo químico russo Dmitri Mendeleiv. Hoje em dia, acredita-se na existência de mais 69 elementos químicos que ainda não foram organizados e não possuem classificação oficial na tabela periódica, pois precisam passar por várias pesquisas e experiências para ter a sua classificação comprovada e só então, serem organizados na tabela periódica mundial. Os elementos químicos são organizados de acordo com as suas características em comum, e por isso deu-se a classificação e organização que conhecemos.

Classificação dos elementos químicos da tabela periódica

A classificação dos elementos químicos na tabela periódica é feita através da organização dos elementos em linhas horizontais que são denominadas períodos e em colunas verticais denominadas grupos/famílias e são sempre em ordem crescente em relação aos números atômicos. O primeiro elemento químico da tabela periódica é o hidrogênio e é o único que não possui família com nenhum dos outros elementos químicos, pois ele apresenta um comportamento único em relação aos outros elementos. Existem sete períodos, ou seja, sete linhas horizontais que são denominados através de letras: 1ª camada: K, 2ª camada: L, 3ª camada: M, 4ªcamada: N, 5ªcamada: O, 6ªcamada P, 7ªcamada: Q. estas camadas são chamadas de camadas eletrônicas de valência e representam a quantidade de elétrons que cada camada pode suportar, por isso há a classificação dos elementos químicos em camadas diferentes. Existem 18 famílias na tabela periódica onde a primeira família ou grupo é dos metais alcalinos e a última família ou grupo da tabela é dos gases nobres. Em sua maior parte, os elementos químicos possuem a sua classificação de acordo com as famílias e os grupos.
distribuição eletronica

Classificação famílias tabela periódica

Os elementos químicos podem ter a sua classificação na tabela periódica a partir de dois fatores: a configuração eletrônica e as propriedades físicas. Quando a classificação é feita a partir da configuração eletrônica, existem quatro tipos de elementos químicos: elementos representativos: grupos 1,2 e dos grupos 13 a 17. Elementos (ou metais) de transição: grupos 3 a 12. Elementos (ou metais) de transição interna: são elementos pertencentes às séries de lantanídios e actinídeos. Gases nobres: grupo 18.

Mais sobre Classificação dos elementos químicos

Quando os elementos possuem a sua classificação devida às propriedades físicas, existem cinco grupos de classificação: metais, semi-metais, ametais (ou não-metais), gases nobres e hidrogênio.
tabela periódica

Os elementos químicos possuem a sua classificação devida às características principais de cada elemento, que quando organizados corretamente formam a tabela periódica.

Saiba mais sobre química:

10/06/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar