Como acabar com carrapatos em cachorros

Os cachorros precisam de cuidados diariamente principalmente para evitar os terríveis carrapatos que fazem mal a saúde do seu amigo.

Cachorro olhandoAntes de adquirir um cachorro é melhor pensar muito, pois eles necessitam de cuidados diários e irão depender 100% de você. Cachorros não são brinquedos que podem ser jogados fora a qualquer hora, eles precisam de atenção, alimentação adequada, higiene e muito carinho. Existem várias doenças que comprometem a saúde de seu amigo, e nesta época do ano é muito comum à contaminação de doenças transmitidas pelos carrapatos.

Saiba qual a principal doença transmitida pelo carrapato, sintomas, tratamento e como evita-la.

O que são os carrapatos

Os carrapatos são pequenos parasitas externos, artrópodes pertencentes à Ordem Acarina, ou seja, se alimentam do sangue do hospedeiro. Os carrapatos são encontrados em gramados e nas frestas das paredes esperando por um hospedeiro, geralmente animais domésticos, silvestres e seres humanos.

Quando o carrapato consegue um hospedeiro, irá andar por todo o corpo até encontrar um local seguro para se fixar, geralmente ficam no pescoço e cabeça, onde o cachorro não consegue tira-lo. Quando o carrapato se fixa no hospedeiro, introduz o aparelho sugador na pele e alimenta-se durante horas, após a alimentação desprende-se e cai no solo voluntariamente.

ciclo do carrapato

Doenças transmitidas pelos carrapatos

Os carrapatos transmitem várias doenças, principalmente para os cachorros. A doença mais comum transmitida aos cachorros é a Erliquiose, que é uma doença infecciosa severa causada por bactérias do gênero Ehrlichia canis, que raramente atinge gatos e humanos, embora não seja impossível. Esta doença é muito comum no verão, pois os carrapatos precisam de lugares quentes e úmidos para se reproduzirem.

A Erliquiose é transmitida de um cachorro contaminado para um sadio através dos carrapatos, ele irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, as células de defesa do organismo dos cachorros. O cachorro contaminado pode passar por três fases de contaminação, e os sintomas irão depender do organismo do seu cão.

Fase aguda

Nesta fase o cachorro contaminado pode transmitir a doença e é comum ainda encontrar carrapatos no mesmo. Os sintomas serão a falta de apetite, perda de peso, tristeza que podem surgir depois de 2 à 3 semanas após a infecção. Em alguns casos os cachorros podem apresentar sangramento nasal, vômitos, manchas avermelhadas na pele e problemas respiratórios.

Fase subclínica

Nesta fase o cachorro não apresenta nenhum sintoma clínico, somente algumas alterações nos exames de sangue. Somente alguns cachorros apresentam inchaço nas patas, perda de apetite, cegueira e mucosa pálida. Esta fase pode durar de 6 a 10 semanas, dependendo do organismo do seu animal.

Fase crônica

Os sintomas desta fase são percebidos facilmente pelo dono, pois o cachorro passa a perder peso rapidamente, abdômen sensível ao toque, aumento do baço e fígado, depressão, pequenas hemorragias, edemas nos membros, diarreia, pneumonia, cansaço, apatia, problemas de pele e facilidade de adquirir ouras infecções de doenças.

Mais sobre Como acabar com carrapatos em cachorros

Cachorro doente

Como acabar com os carrapatos no meu cão

Está doença é tratável em qualquer fase por um veterinário, e é feito a base de antibióticos e dependendo do caso com soro e transfusão de sangue. A melhor maneira é evitar a contaminação do seu cachorro, por isso é importante sempre verificar a presença dos carrapatos no cão com frequência, desinfetar o ambiente onde vive o cachorro, usar sabonetes e shampoos contra carrapatos, manter a grama do jardim sempre aparada e sempre manter o cachorro limpo.

Cachorros no veterinário

Os sintomas da Erliquiose são bem parecidos com a Cinomose de cães, por isso é importante levar seu cachorro ao veterinário para uma melhor avaliação.

Para saber mais sobre como acabar com carrapatos em cachorros assista ao vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre cachorros




Talita
28/03/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Como acabar com carrapatos em cachorros

Destaque

Músicas românticas brasileiras

Músicas românticas brasileiras