Como cuidar da pele queimada de sol?

Tomar sol é benéfico, mas em excesso, sem proteção pode causar queimaduras e diversos danos à saúde. Saiba como cuidar das queimaduras.

Mulher com chapéu e óculos de sol

É no início do ano que as pessoas aproveitam o máximo o verão, a maioria tira férias para viajar, passear e ir à praia, mas é nessa época que as pessoas abusam dos horários e exposição aos raios ultravioletas causando problemas de saúde e a parte do corpo que mais sofre com isto é a pele.

É necessário cuidar do maior órgão do corpo humano, cuidar da saúde, enfim nesta época do ano é preciso ter alguns cuidados extras e especiais para poder curtir a estação mais esperada do ano.

Mais sobre como cuidar da pele queimada de sol?

A exposição excessiva ao sol pode traz muitos danos como o envelhecimento precoce, manchas na pele, insolação e o câncer de pele.

A pele que já está danificada pelo sol deve ser cuidada com produtos específicos e de acordo com seu tipo de pele, é como se necessitasse de um remédio para voltar a seu estado normal.

Como fica a pele queimada pelo sol?

Pele queimada de sol

A pele queimada sofre uma alteração de pigmentação fica na maioria das vezes avermelhada, rosada ou o famoso bronzeado, que pode causar um leve ou moderado ardor e inchaço.

Depois de alguns dias de exposição à pele começará a voltar ao normal, mas para isto passará por uma renovação, a parte mais complicada é a descamação, por estar extremamente sensível é preciso hidratar a pele danificada.

Se você abusou do sol e dos horários de exposição deve ficar atento a algumas dicas para evitar o sofrimento de sua pele.

Cuidados com a pele queimada pelo sol

Mulher passando hidratante

Após a exposição tome um banho de água fria para que a temperatura do corpo volte ao normal;

Evite usar roupas apertadas e de tecidos sintéticos, vista uma roupa bem confortável, de preferência de algodão para que a pele possa respirar e se recuperar;

Utilize um bom hidratante corporal, para as áreas mais afetadas, você pode até usar uma pomada para assaduras de bebê;

Vale também usar um produto pós-sol, que geralmente contém substâncias que acalmam e refrescam a pele, como a camomila;

Opte por uma loção em gel ou em creme, que seja fácil de aplicar e de espalhar;

Não coce a pele queimada e nem passe produtos que contenham álcool;

Consuma muitas frutas, verduras, legumes e beba muita água, estes alimentos são hidratantes e ajudam na renovação celular da pele.

Para evitar estes problemas não ignore as dicas comuns para se expor ao sol com segurança. Usar sempre o filtro solar com fator de proteção elevado, principalmente quando for passar longas horas ao sol ou for expor maior parte do corpo.

Não abuse dos horários depois das dez da manhã até as dezesseis horas da tarde, se não tiver como evitar a exposição nestes horários reforce a proteção usando chapéu, roupas que cubram maior parte do corpo, óculos de sol e procure estar sempre na sombra, não se esqueça de beber muita água durante a exposição, pois o corpo perde muitos líquidos quando está exposto ao calor.

A pele é um órgão do corpo muito importante que deve ser cuidada, porque os reflexos de uma vida inteira de descuido poderão ser notados quando você menos imaginar, garanta uma pele saudável mudando seus hábitos, desta maneira é possível aproveitar o sol sem restrições.

Confira no vídeo abaixo algumas dicas de como curar queimadura causada pelo sol.

Mais artigos sobre pele e sol

19/01/11 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar