Como dar entrada na aposentadoria

Entre em contato com a Previdência Social e marque uma entrevista, leve os documentos e solicite para dar entrada em sua aposentadoria.

Aposentadoria INSS.

O trabalhador que deseja dar entrada em sua aposentadoria junto ao INSS poderá fazê-lo de duas maneiras, por tempo de contribuição ou por idade. Para cada caso há uma exigência e documentos necessários. Todas as pessoas que contribuíram durante os anos de trabalho tem o direito de dar entrada na aposentadoria, para que assim possam ter uma terceira idade digna de conforto e paz, confira logo abaixo o que é preciso para dar entrada na sua aposentadoria.

Aposentadoria por idade

Você poderá dar entrada em sua aposentadoria por idade quando? Para homem aos 65 anos e para mulheres aos 60 anos de idade. No caso dos trabalhadores rurais existe uma diferença de tempo devido sua função, 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Para dar entrada em seu benefício você precisa agendar antecipadamente uma visita na Previdência social ou pelo telefone 135 e se encaixar nos critérios exigidos.

Casal de idosos.

Lembre-se de levar os seguintes documentos para dar entrada em sua aposentadoria, número de Identificação do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico); documento de identificação (RG ou Carteira de Trabalho e Previdência Social) e CPF, caso você não tenha CPF será preciso providenciá-lo, sem esse documento não será possível dar entrada em sua aposentadoria.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Se você deseja dar entrada em sua aposentadoria por tempo de serviço ou contribuição deverá ter pelo menos 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres. Essa aposentadoria poderá ser integral ou proporcional, os homens podem requerer aos 53 anos a aposentadoria proporcional (e 30 de contribuição) e as mulheres aos 48 anos de idade (e 25 de contribuição).

Por tempo de contribuição.

Mais sobre Como dar entrada na aposentadoria

Os documentos necessários para dar entrada na aposentadoria são número de Identificação do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico); Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros) e CPF, sendo esse último documento obrigatório para dar entrada na aposentadoria.

Lembre-se que a aposentadoria é um direito de todo trabalhador, então após estas valiosas informações dirija-se até a previdência social e boa sorte em sua longa terceira idade com sua aposentadoria.

Confira o vídeo abaixo do Portal Zun no Youtube e tira suas dúvidas sobre o INSS:

Saiba mais sobre aposentadoria:




Talita
18/02/09

Relacionados com Como dar entrada na aposentadoria

Mais informações por email.

Destaque

Manchas nas axilas como tirar

Manchas nas axilas como tirar