Como decorar a tabela periódica

A tabela periódica, um dos mais temidos elementos básicos do estudo da química e dos vestibulares, não é tão difícil quanto parece.

estudante com livrosPara muitos estudantes, matérias como Física, Química e Matemática parecem verdadeiros bichos de sete cabeças. E, quando o assunto é química para provas, concursos e vestibulares, decorar alguns itens da tabela periódica é verdadeiro desafio mas pode ser de muita ajuda e contribuir para o sucesso do estudante!

Existem dicas e macetes que podem auxiliar no momento em que se deseja decorar a tabela periódica. São frases, músicas e versos que escondem, na sua maioria, as iniciais dos elementos químicos da tabela periódica, auxiliando a decorar a tabela periódica.

Como decorar a tabela periódica rápido

Uma das formas mais rápidas de decorar a tabela periódica é separá-la por famílias, e assim, criar uma frase ou um versinho ritmado para decorar estas famílias. Neste método, o jeito mais fácil e rápido para decorar a tabela periódica por famílias é criar uma frase com as iniciais de cada elemento da tabela. Veja abaixo, um exemplo de frases para decorar a tabela periódica de maneira rápida e fácil:

como decorar a tabela periódica

Tabela periódica como entender

Existem muitas dúvidas a respeito de como compreender e utilizar as informações da tabela periódica. Um bom método para decorar este importante item é começar a entendê-lo, para que este se torne mais fácil e decifrável. Para começar a entender, é preciso saber como a tabela está separada. Os elementos da tabela periódica são separados de acordo com o seu tipo, que podem ser metal, semimetal, não metal e gás nobre.

Os elementos são posicionados na tabela de acordo com o seu número atômico, quanto mais próximo os números atômicos, mais próximos serão também os posicionamentos na tabela periódica. Os elementos são organizados horizontalmente, formando sete linhas que são conhecidas como períodos. Todos os períodos, exceto o primeiro, iniciam-se com um metal e termina com um gás nobre. Em alguns casos, os elementos organizados em grupos são muito parecidos, e são denominados famílias, grupo 1: Metais Alcalinos, grupo 2: Metais Alcalinos-Terrosos, grupo 3 à 12:Metais de Transição, grupo 13: Família do Boro, grupo 14: Família do Nitrogênio, grupo 16: Calcogênios, grupo 17: Halogênios.

tabela periódica

Entender a tabela periódica pode ser mais fácil do que parece e, assim, o processo feito para decorar a mesma torna-se mais fácil e mais rápido. Mais importante do que utilizar músicas, frases e versos para decorar a tabela periódica mais rápido, a conscientização da importância do aprendizado e o verdadeiro estudo se dão a partir da dedicação e força de vontade de cada estudante.

Veja neste vídeo do Youtube algumas dicas para decorar a Tabela Periódica:

Saiba mais sobre química:

08/06/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar