Como é o câncer de boca

O câncer de boca, assim como os demais cancros, deve ser tratado desde o início para que haja maior probabilidade de cura.

boca de mulherO câncer de boca inclui qualquer tumor maligno que apareça na língua, superfície interna das bochechas, palato duro, gengivas e lábio.

O câncer de boca tem como principal característica as células do revestimento da boca que crescem e se dividem de uma maneira totalmente descontrolada.

O câncer de boca acontece com maior frequência nos homens, cerca de 75% nos homens e 25% nas mulheres podem manifestar o câncer no local.

Possíveis causas do câncer de boca

Os números de câncer de boca vêm aumentando nestas últimas décadas e está relativamente associado ao ato de fumar ou mastigar tabaco, pois cerca de 90% dos fumantes tem câncer de boca e este risco aumenta ainda mais em quantidade e duração do tabagismo.

sorriso

A ingestão de álcool e também a exposição ao sol pode aumentar o risco de câncer de boca. A pessoa que tem câncer de boca tem maior probabilidade de ter câncer de esôfago, pulmão e laringe

Sintomas do câncer de boca

O diagnostico é realizado através de exames realizados por dentistas e, se constatado, o próximo passo é ir atrás de uma otorrinolaringologista. Para a prevenção a melhor maneira é evitar o fumo, não ingerir bebida alcoólica

dentista

Os principais sintomas do câncer de boca são: ferida que não cicatriza, região da boca que fica descolorada, nódulo endurecido na bochecha, dor de garganta, mudanças na voz, dificuldade para mastigar e engolir, dentes soltos, dificuldade para mover a língua e a mandíbula, amortecimento da língua, perda de peso, dor ao redor dos dentes, inchaço na mandíbula, dor ou irritação na boca, caroço no pescoço e uma sensação de que algo está grudado na garganta.

O câncer de lábio está associado à exposição solar, pois ficar exposta ao sol durante muito tempo há maior probabilidade de manifestar um câncer de boca. O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, mas os mais comuns para um câncer de boca são a cirurgia, quimioterapia e até mesmo a radioterapia.

E se você quer saber mais sobre saúde bucal assista a essa animação do Youtube:

Veja mais sobre saúde bucal e outros cânceres

17/11/09 por Lucimari

   



Mais informações por email

Comentar