Como é um curso técnico de enfermagem

O curso técnico em enfermagem é uma boa opção para quem deseja exercer este cargo em partes, sem uma formação acadêmica superior.

enfermeira e paciente O curso técnico em enfermagem não é o que muitas pessoas pensam. O mercado de trabalho hoje está aberto a novas oportunidades e qualificações, e antes, profissões que só poderiam ser exercidas com graus mais altos de qualificação escolar, como cursos superiores, hoje podem ser exercidas (em partes) por profissões que tenham formação de um curso técnico.

Entretanto, algumas profissões exigem a  formação superior, Muitas vezes, as pessoas podem inscrever-se em cursos técnicos em enfermagem imaginando que após este curso poderão exercer a profissão de enfermeiros, mas esta só pode ser exercida após um curso superior em enfermagem. Saiba aqui, como funciona e como é um curso técnico de enfermagem.

Técnico em enfermagem o que faz?

Uma das maiores dúvidas existentes em relação ao curso técnico em informática, é o que o profissional formado nesta modalidade está apto a fazer. Ele não é um enfermeiro propriamente dito, mas depois do curso técnico pode exercer algumas atividades básicas, como medir a temperatura, medir a pressão e fazer alguns curativos em casos de cortes ou ferimentos pequenos. Alguns incidentes em hospitais e clínicas novos são questionados pelo fato de existir a presença de técnicos em enfermagem exercendo a profissão de enfermeiros.

Isto é, pessoas sem uma formação maior e acadêmica em salas de cirurgias e socorros básicos, em que o grau da doença ou ferimento exige uma formação e conhecimento maior do indivíduo. Algumas funções básicas para o técnico em enfermagem são: controlar o pulso, temperatura, pressão, aplica soro, injeções, cuida da esterilização e limpeza dos instrumentos e auxilia na orientação de indivíduos formados no curso de auxiliar de enfermagem.

Mulher medindo pressão

Curso técnico de enfermagem gratuito

Algumas instituições de ensino oferecem cursos técnicos gratuitos de diversas modalidades. São inúmeros cursos que podem ser escolhidos, e a qualidade de ensino destas instituições é muito alta, já que são oferecidos pelo próprio governo. As principais instituições de ensino que oferecem curso técnico em enfermagem são:

ETSUS (Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde), ETECs (Centro Estadual de Educação Tecnológica) e algumas instituições de ensino cadastradas no TecSaúde, que oferecem cursos de aperfeiçoamento para quem já é formado em técnico de enfermagem. Os cursos duram em média dois anos e possuem certificação oficial fornecida pelo governo.

Veja mais sobre curso técnico de enfermagem neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre curso técnico

23/10/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Gostaria de saber quais mjaterias eu iria cursar e sua carga horáia.] este curso é mais voltado pra humanas ou administrativo.

    ricardo fernando de campos

    03/03/16

Comentar