Como ensinar seu cão a urinar no lugar certo

Para ensinar o seu cachorro a fazer xixi no local correto o primeiro passo é ter muita paciência, dedicação e muito carinho.

Cachorro feliz

Ensinar o pequeno companheiro a fazer suas necessidades no local certo é umas das maiores preocupações dos donos, sendo que para o primeiro passo a paciência é o mais importante. É preciso entender que para o sucesso do treinamento do seu cão, é fundamental saber como funciona a mente do seu amigo, sendo que o aprendizado do mesmo é baseado em associações que são feitas por meio de tentativas, erros e também acertos. Confira dicas de como fazer o seu cão a urinar no lugar certo.

Faça associação positiva ao lugar que seu cão deve urinar

Para que seu cão faça xixi no local certo é importante que você faça uma associação positiva e prazerosa de forma intensa na memória. Por exemplo, se o seu cão ganhar carinho ou um petisco toda vez que fazer o xixi no local certo, ele vai tentar acertar cada vez mais. Caso faça uma associação que gere um resultado negativo, o ato tende a ser abandonado e esquecido pelo cachorro.

Mais sobre como ensinar seu cão a urinar no lugar certo

Mas é importante saber que a associação do lugar correto só acontece se a causa e o efeito (no caso urinar no local correto) for a poucos segundos, ou seja, você só irá recompensar o seu cão ou reclamar do ato errado imediatamente após o ato. Isso quer dizer que não adianta brigar com seu cão quando chegar em casa e encontra o xixi no local errado, isso irá fazer seu amigo associar a bronca que levou com a chegada do dono e não o xixi no local errado.

É comum algumas pessoas acharem que o cachorro sabe quando agiu errado, pois ele faz cara de culpa, mas não é verdade. Os cães não têm noção sobre o que é o certo ou errado, eles achem assim por causa de seu extinto. Então quando as pessoas acham que seu cão fez cara de culpado, na verdade é submissão, pois o cachorro percebe quando o dono está bravo e sabe que isso irá significar uma bronca. E essa cara de culpado que fazem é apenas para tentar aplacar a raiva do dono, que irá ficar com dó.

Fazendo carinho

Dicas para ensinar seu cão a urinar do local certo

É comum principalmente os filhotes fazerem as necessidades em todos os lugares da casa. Para treina-los desde cedo é preciso paciência e também muito dedicação da sua parte. Confira as nossa dicas.

1° O primeiro passo é separar um local para que seu cão sempre faça o xixi ali. Cubra esse local com um jornal ou tapete higiênico que é encontrado nos pets shops.

2° O local onde seu cão irá fazer as necessidade deve ser longe da comida e do local onde dorme.

3° Quando ele começar a fazer o xixi no local certo, recompense-o com carinho e petiscos. Pois como dito do tópico acima a associação positiva irá lembrá-lo de fazer sempre no mesmo local.

4° Evite ao máximo dar broncas quando seu cão faça as necessidades em outro lugar. Isso só irá fazer com que ele tenha medo de fazer o xixi e não aprenda o local certo. O mais correto é ignora-lo, pois dessa forma irá perceber que não fez a coisa certa porque não ganhou um carinho e nem petisco, assim irá voltar ao local certo.

5° Tente dar um nome para a atividade, por exemplo, “vamos ao banheiro” ou “fazer xixi”. Isso irá ajudar o seu cachorro a assimilar o comando quando leva-lo ao local correto.

Fazer xixi no local certo

Caso o seu cachorro comece a fazer as necessidades e locais que nunca fez é importante ficar atento, pois marcação de território, incontinência urinária e até mesmo a idade avançada faz com que seu cão não tenha controle sobre o próprio corpo. Então antes de dar bronca, veja esses e outros motivos.

Saiba mais sobre cachorro

23/12/10 por Haline

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Gostei muito amei em cina mais para a gente

    bruna rafaela carnero aguiar

    31/01/14

Comentar