Como melhorar sua letra

A letra, uma importante característica exclusiva de cada pessoa, muda bastante ao longo dos anos. Aprenda como melhorar a sua.

Caligrafia bonitaTodos nós temos formas diferentes de escrever, enquanto alguns desde pequenos já treinam para melhorar sua letra ou escrevem bastante, outros não aperfeiçoam a técnica e o formato das palavras fica um pouco distorcido. Isso frequentemente gera insatisfação, não apenas pela aparência pouco agradável, mas principalmente por gerar problemas de leitura – nada mais frustrante do que não ter sua letra compreendida.

A arte visual que compreende a “escrita bela” é chamada de caligrafia e deve ser sempre praticada. Confira algumas orientações simples sobre como melhorar a sua letra.

Como melhorar sua letra cursiva

Todos na escola aprendem, depois da letra “de forma”, a letra cursiva, também conhecida como “letra de mão”. Apesar das diversas orientações dos professores e de existir a técnica correta a respeito de como escrever cada ‘caracter’, esta é provavelmente a letra que mais demonstra as características pessoais.

O fato de ser expressiva, porém, não significa que você não deva melhorar a sua: por apresentar variações e não seguir um padrão rígido, também necessita de uma leitura mais atenta e de maiores cuidados, para que, de tão exclusiva e adornada, não se torne ilegível.

Menina escrevendo com letra cursiva

Dicas de como melhorar a sua letra cursiva: escreva-a da forma mais “redondinha” que puder, conecte todos os caracteres e não emende neles acentos ou outros sinais gráficos (puxando o til diretamente do “o”, por exemplo).

Como melhorar sua letra na escola

Estudantes devem ter uma preocupação extra em melhorar sua letra, afinal, se esta for incompreensível, seus trabalhos escolares, respostas em provas e até mesmo redações em vestibulares podem ser desconsiderados. As principais recomendações de como aperfeiçoar a caligrafia, principalmente no meio acadêmico, incluem praticar em cadernos com linhas e experimentar vários tipos de canetas e lápis diferentes.

Escreva cartas, faça as tarefas de casa à mão e, se a pesquisa de determinada matéria for entregue digitada, anote em uma folha de papel ao menos os passos para realiza-la. Toda oportunidade é válida – só tome cuidado com os bilhetes na aula!

Menino na escola escrevendo

Nesse caso, a prática leva à perfeição. Analise as letras das outras pessoas e inspire-se, faça os exercícios para melhorar sua caligrafia e pratique bastante. Com o tempo e a devida dedicação, alcançará uma letra bonita e fácil de fazer, ainda expressando sua personalidade.

O vídeo abaixo discute a importância de se ter uma caligrafia bonita nos dias de hoje e a suposta “substituição” da letra cursiva pelo computador.

Saiba mais sobre letras:

11/12/08 por Luane

   



Mais informações por email

Comentários

  1. 1 tenha certeza de não estar com as mãos suando antes de começar a escrever. isso fará você segurar o lápis de maneira mais firme e evitará manchas no papel. 2 pegue um lápis bom. se você usar lápis ruins e baratos, você não vai se sentir confortável escrevendo. veja se é fácil de escrever com o seu lápis, se ele escreve bem e se não irá quebrar facilmente.3 pratique. compre um caderno de caligrafia e copie histórias nele pelo menos 2 horas por dia, escreva em um diário... escreva, escreva, escreva! se você continuar escrevendo, a sua escrita automaticamente começará a ficar mais bonita. 4 tenha foco. você pode achar que isso é besteira, mas quando sua mão começar a dar cãibra, faça um mini intervalo (10 segundos no máximo). quando você vir que sua escrita está desleixada, apague e diga "eu quero que isso pareça bonito, eu sei que posso fazer isso. basta me concentrar."

    eloisy

    10/03/14

  2. Olha minha letra n melhorou muito n mais eu gostei da ideia bgs me ajudou muito!

    ana clara

    17/02/14

  3. Meu nome e alexandre paulino come, nasci aos 29 de janeiro de 1994 sou estudante do nível médio na área da contabilidade sempre fico atrapalhado quando a questão e caligrafia, tenho este problema tento mudar mas não esta a resultar e agora não sei mais o que fazer peço uma ajuda

    alexandre paulino come

    14/02/14

  4. Quero melhorar bastante por que ano passado minhas letras estavam uma feiura e eu tentava fszer ela bonita e nao conseguia :)

    dessa

    23/01/14

  5. Quero melhora minha letra porque e muito veio escreve feio passa muita vergonha cando vai ler ou enprestar o caderno para outra pessoa

    pedro lucas

    09/01/14

Comentar