Como perder peso pós parto

Após o parto, a preocupação de muitas mulheres é a recuperação do seu peso antes da gravidez. A amamentação é uma grande aliada.

mulher medindo a barriga pós parto

Durante toda a gravidez é muito comum a mulher ganhar mais peso, algumas passam do limite e engordam mais de vinte quilos, outras o ideal para garantir saúde a ela e o bebê. É recomendável que a gestante engorde até quinze quilos durante a gravidez, contrário do que muitas pensam que se podem engordam o quanto for que depois do parto emagrecem tudo o que conquistaram.

Isso ocorre com as que engordam o necessário, as mulheres que engordam mais do que o recomendado sofrem após o parto para perderem peso. Existem vários fatores que influenciam e ajudam na perda de peso, a amamentação é uma delas, porém é necessária muita atenção na alimentação nesta fase para que você possa voltar ao peso de antes da gravidez sem afetar sua saúde e o leite materno garantindo uma vida mais saudável para você e seu bebê.

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Alimentação pós parto

Após o parto a alimentação é normal, mas é preciso tomar cuidado com certos alimentos como o café, por exemplo, que pode afetar a amamentação, entre outros, depois que seu bebê nascer o médico lhe dará as recomendações de alimentação necessárias sobre tudo o que você poderá consumir e o que não, a dieta deve ser rica em fibras e nutrientes para garantir qualidade na produção do leite e o bom funcionamento do intestino da mãe.

mulher comendo alimentos saudáveis

É muito comum a mãe perder em média cinco quilos nas primeiras semanas, isso porque depois da saída do bebê há a liberação do líquido amniótico, placenta e de sangue além da retenção de líquidos que causam o inchaço, para que todo este processo funcione corretamente é preciso a alimentação saudável e a ingestão de água. Até que o peso não se regularize a mãe necessita de alguns cuidados e atenção.

Dicas para perder peso pós parto

Não fazer restrições de alimentos e dietas, a não ser o que for prescrito pelo médico responsável. Evitar frituras e alimentos que contenham gordura saturada como salgadinhos, molhos, gratinados, bolos entre outros. Prefira os grelhados, a vapor ou cozidos e os condimentos que não necessitem de gordura para serem preparados.

Evite comer grandes porções, prefira as menores, porém a cada duas horas, cuidado com os alimentos ricos em açúcar como chocolates e doces. Depois que o médico liberá-la para sua rotina normal procure se exercitar, fazer caminhadas ao ar livre e até mesmo fazer bicicleta em casa em quanto o bebê descansa ou dorme.

mãe carregando filho

Não deixe de consumir, frutas, verduras, grãos, legumes e carnes magras, é necessário cuidar da alimentação nesta fase porque esta é a única maneira de garantir saúde a seu organismo e bom desenvolvimento de seu bebê.

Siga sempre as recomendações médicas e se for necessário consulte um nutricionista para saber a possibilidade de você volte ao seu peso normal e não deixe de produzir leite com qualidade e todos os nutrientes essenciais para o bebê.

A qualidade de vida depende da alimentação e de bons hábitos, passe isso para seu filho desde os primeiros dias de vida.

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03/02/11 por Ana Maria

   



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