Como prevenir a diabetes

Doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo, a diabetes pode ser prevenida através de hábitos saudáveis e exercícios físicos.

mãos medindo diabetes

No Brasil mais de 12% da população sofre com a Diabetes que ocorre devido ao aumento significativo e anormal da taxa de glicose na corrente sanguínea. O açúcar é uma fonte de energia e é necessário para a sobrevivência, mas quando em excesso no sangue causa vários problemas de saúde, entre eles problemas de visão, coração, insuficiência renal, derrame cerebral e dificuldade na cicatrização de lesões.

Muitas vezes a Diabetes é hereditária, podendo surgir durante a gravidez ou desenvolvendo-se ao longo da vida. A Diabetes pode ser do tipo mellitus um e dois e não há cura, porém pode ser tratada e os índices podem diminuir, como no caso da diabetes gestacional sendo controlada depois da gravidez.

Mais sobre como prevenir a diabetes

Veja alguns sintomas iniciais e métodos que podem te ajudar a controlar os níveis de açúcar e ainda te prevenir da diabetes.

Sintomas da diabetes

Aumento da fome, sede excessiva, vontade constante de urinar, visão embaçada, ganho ou perda de peso, lenta cicatrização dos ferimentos, cansaço, infecções na pele, também no couro cabeludo e até na gengiva, ardor e formigamento nos pés e mãos, estão entre os principias sintomas da diabetes.

óculos com visão embaçada

A diabetes tipo 1 atinge geralmente adultos até 30 anos, inclusive crianças e jovens, já a tipo 2 é mais grave e mais comum em adultos acima dos 30 anos, atingindo mais de 90% dos brasileiros.

A diabetes gestacional causada por hormônios da gestação, geralmente atinge mulheres obesas, sedentárias ou que estão acima do peso.

Como evitar a diabetes

Para evitar ou manter a diabetes controlada é preciso incluir na alimentação muitos alimentos ricos em fibras como legumes, frutas com casca e bagaço, verduras, mas tudo com moderação. A aplicação de insulina é também feita em casos avançados da doença.

As frutas possuem alto teor de frutose e podem alterar os níveis no seu organismo, mas não deixe de consumi-las. Prefira sempre os alimentos diet, mas não se engane ou troque pelo light, pois o diet possui adoçante o que é indicado para diabéticos, já o light possui açúcar, não sendo indicado seu uso a diabéticos.

Cuidado principalmente com os refrigerantes. Evite alimentos embutidos e industrializados como linguiça, caldo de carne em tablete, maionese, sopas prontas, molhos, queijo parmesão e frituras, estes alimentos podem causar um aumento da pressão arterial elevando os índices de glicose também.

prato com palavra diet

Não deixe de praticar atividades físicas, pois são extremamente importantes tanto para controle como para evitar a diabetes, exercitar-se de forma moderada faz com que o corpo mantenha os índices de glicose equilibrados no organismo, ajudando a diminuir tensões, melhorando a circulação sanguínea em todo o corpo.

Não apenas para quem sofre com a diabetes, mas obesos e hipertensos a atividade física também é muito indicada já que estes problemas são os principais causadores da diabetes.

Cuide de sua saúde para poder viver com mais qualidade e longevidade, a diabetes acarreta vários outros problemas, o tratamento é muito importante e eficaz para diminuir ou mantê-la sob controle e para isso é necessário acompanhamento médico.

Caso esteja sentido alguns dos sintomas citados, procure um médico e faça exames para assim obter um diagnóstico iniciando tratamento o quanto antes.

Saiba como prevenir a diabetes neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre diabetes

21/01/11 por Ana Maria

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Gostei de saber como prevenir a diabete

    genilda horacio rodrigues

    06/02/14

Comentar