Como prevenir a obesidade

A obesidade é um problema sério, que afeta a milhares de pessoas e ainda é muito prejudicial para a saúde do nosso organismo. Conheça:

A obesidade é um problema que afeta homens, mulheres e até crianças pelo mundo todo. É um problema de saúde sério, que desencadeia diversos outros problemas como hipertensão, infarto, diabetes, entre tantos outros, assim, a pessoa que sofre com a obesidade, pode sofrer até mesmo risco de vida.

Bata frita - homem comendo

Normalmente quem tem esse problema precisa procurar ajuda médica para conseguir emagrecer e se livrar de seus péssimos hábitos alimentares e também para poder ter uma vida saudável. Entenda melhor os problemas que a obesidade causa e como preveni-la:

Problemas causados pela obesidade

O primeiro e o mais visível problema da obesidade é o ganho exagerado de peso. Também conhecido como excesso de peso corporal, aumento de gordura ou apenas gordura. Basicamente, essa doençpa se resume ao acúmulo excessivo de gordura em muitos casos provenientes de uma série de possíveis fatores, como uma péssima alimentação, genética, ambiente familiar, sociedade entre outros.

Academia - obesos

A obesidade também acarreta em outros problemas de saúde, como a hipertensão, derrame, infarto, problemas cardiovasculares, AVC entre outros. A obesidade não apresenta nenhum sintoma, mas quando a pessoa começa a chegar a níveis extremos da doença, começa a perceber e se incomodar com a sua estética, os seus movimentos ficam limitados, e ainda, essas pessoas são mais propícias a serem contamiados por fungos, infecções de pele, entre outros.

A doença acaba acumulando gordura corporal e peso extra, causando além de problemas de saúde, a baixa alto estima do ser humano. Outro ponto é a redução no gasto de energia que o organismo possui. Ou seja, consome mais do que o organismo precisa para sobreviver.

Prevenção da obesidade

Na medida em que vamos envelhecendo a nossa composição corporal vai se alterando e com isso a quantidade de músculos diminui enquanto a gordura corporal vai aumentando, porém isso não é sinônimo de obesidade. A obesidade é o resultado de várias interações, principalmente os genéticos, comportamentais e ambientais. A maneira mais adequada para saber se uma pessoa está ou não obeso é realizando o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).

Menino com hamburguer e batata frita

Para se prevenir é necessário que a pessoa tenha uma alimentação saudável com a ingestão de alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e etc. E deixar de lado alimentos ricos em gorduras como frituras e doces como bolos, balas, mousses e etc. E também é indicado a pratica de qualquer tipo de atividade física.

É sempre bom contar com o auxílio de um profissional da área da saúde, para que seja monitorado o coração e outros órgãos afetados. Um nutricionista também tem um papel importante, pois é ele quem indicará a melhor dieta, assim o acompanhamento com um professor de educação física poderá dar resultados ótimos.

Nesse vídeo do Youtube você confere outros problemas causados pela obesidade:

Saiba mais sobre obesidade:

28/10/09 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar