Como regularizar ou fazer seu Titulo de Eleitor

Se você ainda não tirou o seu título de eleitor ou seu título encontra-se cancelado, veja como prosseguir diante dessas situações.

Tirar título de eleitorO título de eleitor é um documento necessário para que todo o cidadão brasileiro vote e assim participe da vida política do Brasil. O título de eleitor também é obrigatório para tirar e renovar o passaporte, fazer o cadastro de pessoa física (CPF), fazer matrículas em colégios e faculdades públicas e privadas. É importante também estar com o seu título de eleitor em dia, para que não perca benefícios importantes.

Saiba como regularizar e fazer o seu título de eleitor.

Como fazer o título de eleitor

Para quem ainda não possui o título de eleitor é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo de sua casa e estar acompanhado do RG, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço (água, luz, conta bancária, conta de telefone entre outros).

A emissão do título de eleitor é feito na hora, além de ganhar um dia de dispensa do trabalho para tirar o seu título de eleitor, segundo a legislação trabalhista (CLT, art. 473, V). Todos os cidadãos brasileiros são obrigados a ter o título de eleitor, exceto jovens abaixo dos 18 anos e aposentados acima dos 70 anos.

Jovem com título de eleitor

Como regularizar o título de eleitor

Os cidadãos que se encontram com seu título de eleitor cancelado por não terem votado e também não terem justificado na última eleição, devem regulariza-lo perante a Justiça Eleitoral. Para regularizar o título eleitoral é só se encaminhar ao Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor do seu domicilio, com o RG e comprovante de domicílio. Caso o eleitor se encontre fora do país e deseja regularizar o seu título, deverá comparecer á Repartição Consular ou Embaixada do Brasil, portando o documento de identificação.

título de eleitor

Como fazer segunda via do título de eleitor

No caso de perda do título de eleitor os cidadãos devem se encaminhar para o Cartório Eleitoral mais próximo, portando o documento de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência. A segunda via do título de eleitor deve ser solicitada até 10 dias antes das eleições, onde o eleitor estiver inscrito.

Mais sobre Como regularizar ou fazer seu Titulo de Eleitor

Segunda via do título

Não é possível fazer ou regularizar do título de eleitor através de terceiros, mesmo com qualquer tipo de procuração e os documentos de identificação devem ser originais.

Para saber mais sobre como regularizar o título de eleitor confira o vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre outros documentos:




Talita
13/06/08

Mais informações por email.

Comentar sobre Como regularizar ou fazer seu Titulo de Eleitor

Destaque

Manchas nas axilas como tirar

Manchas nas axilas como tirar