Como tirar a segunda via do RG

A segunda via do RG pode ser emitida nos postos da Polícia Civil e em agências especializadas em caso de perda, roubo ou extravio.

emissão de rgA cédula de identidade, conhecida popularmente por RG é um dos documentos mais importantes de um cidadão. É emitido pelos governos estaduais e são válidos em todo território nacional. O RG é muito importante para o reconhecimento legal de um cidadão, e é necessária a apresentação deste em muitos locais em determinadas situações.

As informações apresentadas no RG são: nome completo, data de nascimento, data de emissão, naturalidade, foto, filiação, assinatura e nos postos onde o RG foi tirado, ficam as impressões digitais do cidadão. Os documentos necessários para tirar o RG variam de acordo com o estado civil do cidadão, e se é a primeira ou a segunda via a ser tirada.

Documentos necessários para tirar o RG

rgA primeira via do RG é emitida sem custo algum, e pode ser feita nos postos da Polícia Civil destinados a isso. Os documentos necessários para emissão da primeira via do RG são: duas fotos 3x4 recentes, com fundo limpo e sem nenhum tipo de acessório coo bonés, chapéus, lenços ou qualquer outro adereço.

Certidão de nascimento para cidadãos solteiros e certidão de casamento para cidadãos casados (documentos originais e cópias autenticadas no cartório) CPF, PIS ou PASEP são documentos opcionais que podem ser incluídos no RG mediante solicitação.

Documentos necessários para tirar segunda via do RG

Quando o RG é roubado, ou perdido os procedimentos para tirar a segunda via são quase os mesmo, porém é preciso pagar uma taxa no valor de R$12,51 e apresentar alguns documentos para a sua emissão.

Os documentos necessários são: 2 fotos 3x4 nítidas, recentes e sem nenhum tipo de acessório, certidão de nascimento para ou solteiros, certidão de casamento para cidadão casados, comprovante de pagamento de taxa e se houver, apresentação do boletim de ocorrência devido ao furto ou perda do documento.

segunda via rg

O RG é um documento essencial na vida dos cidadãos que exercem seu papel na sociedade. Deve ser emitido o quanto antes, e apenas a segunda via é paga. Os postos da Polícia Civil são os mais requisitados para a emissão do RG.

Veja neste vídeo do Youtube como fazer o agendamento para tirar a segunda via de documentos:

Saiba mais sobre segunda via de documentos

10/09/09 por Talita

   



Mais informações por email