Como tirar Título de Eleitor

O título de eleitor é um dos documentos mais importantes do cidadão brasileiro, e garante o exercício da democracia a partir do voto.

Segurando título de eleitor

O título de eleitor é um documento que comprova que você é um eleitor em seu país. É um documento obrigatório para todas as pessoas entre 18 a 70 anos de idade, sendo facultativo, ou seja, opcional para jovens entre 16 a 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos de idade. É muito comum ainda pessoas terem dúvidas de como tirar, onde tirar e qual a sua importância.

Tire com o Blog Brasil essas e mais dúvidas a respeito do Título de Eleitor.

Qual a importância do título de eleitor

O objetivo do título de eleitor é tornar um determinado indivíduo um cidadão, e para ser um cidadão é preciso ter cidadania, e para ter cidadania é importante participar da vida política de um país, estado e cidade onde mora. Uma pessoa que não é cidadã, ou seja, não é eleitora, não têm direitos democráticos em uma sociedade.

Muitas pessoas não sabem, mas o título de eleitor é exigido em várias ocasiões como na matrícula da faculdade, para tirar ou renovar o passaporte, pelo empregador no momento de sua contratação, para inscrição em concursos públicos e também, caso seja aprovado, no ato da posse. Por isso o título de eleitor é tão importante para uma pessoa.

Como tirar o título de eleitor no Cartório eleitoral

Para tirar o seu título de eleitor é importante que compareça até um cartório eleitoral de sua cidade, ou mais próximo de sua casa com o Documento oficial de identificação com foto (RG), Comprovante de residência (contas de água, luz, telefone ou qualquer correspondência oficial recebida em domicílio em seu nome), Certificado de Quitação do Serviço Militar (somente para homens e maiores de 18 anos).

O prazo para tirar o título de eleitor ou mesmo para pedir transferência de domicílio para outro município, estado ou mesmo país é de 151 antes das eleições que ocorrem a cada 2 anos.

Mais sobre Como tirar Título de Eleitor

Entregando o título

Como tirar título de eleitor pela internet

Para facilitar o processo da tirada do título de eleitor, também é possível fazer o processo pela internet. É só acessar o Título Net, que é um sistema que permite um pré-atendimento online para o requerimento do Título de eleitor, além de outras obrigações eleitorais. Quando você acessa esse serviço é possível fazer a solicitação do título, mas é necessário preencher todos os campos de identificação e no final é gerado um protocolo. Para que o pedido seja finalizado e receber o título de eleitor, você deve obrigatoriamente comparecer a qualquer unidade do Cartório Eleitoral com toda a documentação citada no tópico acima e com o protocolo que é gerado online. Caso não compareça a um Cartório Eleitoral, a solicitação do título de eleitor será invalidada.

O objetivo de poder começar o processo para tirar o título de eleitor pela internet é de modernizar e facilitar o acesso a esse serviço. Além de reduzir os erros de transcrição de dados, uma vez que as mudanças e o preenchimento serão feitos pelo próprio eleitor e conferidas por um atendente.

Saiba mais sobre o título de eleitor




Haline
06/02/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Como tirar Título de Eleitor

Destaque

Manchas nas axilas como tirar

Manchas nas axilas como tirar