Consultar e sacar abono PIS PASEP

Saiba como ter direito ao abono salarial do PIS PASEP, como consultar a disponibilidade e quais as condições para sacar o benefício.

Caixa Econômica FederalO PIS, Programa de Integração Social, foi criado pelo Governo Federal em 1970, como instrumento para garantir benefícios aos trabalhadores da iniciativa privada, como Abono Salarial e Seguro Desemprego. Já o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado na mesma data, é destinado aos trabalhadores públicos civis e militares, com o objetivo de conceder aos servidores maior participação na renda das entidades para as quais trabalham.

Para consultar e sacar o benefício, os trabalhadores da iniciativa privada são vinculados pela Caixa Econômica Federal enquanto para sacar e consultar o benefício, os servidores públicos (PASEP) são vinculados ao Banco do Brasil.

Como se cadastrar no Programa PIS/PASEP?

carteira de trabalho

Mais sobre consultar e sacar abono PIS PASEP

Para ter direito ao recebimento do abono salarial PIS/PASEP o trabalhador deve ser cadastrado no programa no seu primeiro emprego. Esse cadastro é realizado apenas uma vez e pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica (PIS) ou Banco do Brasil (PASEP). Quando o cadastro é efetivado, o trabalhador deve receber de seu empregador um cartão com o número de inscrição no serviço (em muitos casos, esse cartão é anexado a Carteira de Trabalho e Previdência Social). O cadastro também é obrigatório para que o trabalhador tenha direito a benefícios como Seguro-Desemprego e recebimento do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Caso necessite da 2ª via do cartão de inscrição, o trabalhador pode solicitar a emissão em qualquer agência da Caixa (PIS) ou Banco do Brasil (PASEP), apresentando a Carteira de Trabalho ou documento de identidade, como o RG.

Quem tem direito ao Abono Salarial PIS/PASEP?

profissões

O direito ao recebimento do abono salarial é destinado aos trabalhadores com pelo menos 5 anos de cadastro nos Programas PIS/PASEP (o primeiro ano é o ano do cadastro) e que trabalharam durante o ano da atribuição do benefício por pelo menos 30 dias, com remuneração mensal de até 2 salários mínimos podem sacar o benefício.

O valor a ser recebido pelo trabalhador é sempre equivalente a um salário mínimo vigente.

Como consultar o pagamento do PIS/PASEP?

Pessoa digitando no Notebook

A Caixa oferece um sistema para consultar online o abono PIS. Basta cadastrar-se informando dados pessoais e criando uma senha. Ao consultar você deverá informar seus dados como o número da inscrição no Programa PIS para poder sacar. Já para os trabalhadores públicos, o Banco do Brasil oferece o Cartão de Pagamento de Benefícios com o qual também é possível consultar a disponibilidade e sacar o PASEP.

Como sacar o abono salarial PIS PASEP

pessoa segurando dinheiro

De acordo com o calendário de pagamento do abono PIS e calendário de pagamento do PASEP, o saque do benefício pode ser feito com o Cartão Cidadão em qualquer agência da Caixa (incluindo Lotéricas) e agências dos Bancos do Banco do Brasil para servidores públicos.

É importante frisar que o abono PIS/PASEP não é cumulativo, portanto para sacar confira a data limite informada pelo banco. Após esse período o trabalhador não tem direito a resgatar o benefício é só consultar a data correta e sacar o dinheiro.

No vídeo Caixa Econômica Federal PIS você confere mais informações sobre o benefício destinado a iniciativa privada. Confira:

Leia mais sobre como consultar e sacar abono PIS PASEP

22/02/12 por Tainah Carvalho

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Quero saber se vou receber o pis esse ano

    rosangela lopes de souza

    02/11/15

  2. Sou funcionário público estadual na área da segurança, gostaria de saber se tenho direito de sacar todo meu beneficio (pasep) tenho 25 anos de trabalho no estado e alguns anos em empresas particulares cadastrado no (pis).

    sergio aleixo

    13/03/14

  3. Gostaria de saber eu trabalhei quatro anos na camara dos vereadores em novo gama.eu recebo o pasep. em dezembro fez cinco anos.

    doreli rosa de almeida oliveira

    06/03/14

  4. Gostaria de saber porque eu não recebe o meu pasep de 2013

    maria nilza martins da silva

    17/02/14

  5. Trabalhei no governo do estado do amapá, por 8 anos, em cargo comisionado. agora me passaram para o pasep, mas eu não sou funcionário público. gostaria de voltar a ser do pis, como saber meu saldo atual ? saldo do fgts?

    marco antonio da silva marques

    13/02/14

  6. Ola bom dia, sou funcionário publico estadual e me aposentei a 20 dias, e gostaria de saber como faço para saber o numero do meu pis/pasep, como faço para conseguir pela internet.

    paulo roberto maracaipes rodrigues

    04/02/14

  7. Trabalhei de carteira assinada como motorista de ônibus e me aposentei gostaria de saber se ainda tenho algo a receber e como eu faço, auguem pode me ajudar?

    rafael lopes da silva

    28/01/14

  8. Quero saber o meu saldo. do fundo de garantia.

    tomaz ferreira trindade

    08/01/14

Comentar