Cuidados com as unhas e cutículas

Veja as dicas do Blog Brasil de cuidados simples, mas totalmente essenciais com a saúde das unhas e cutículas das mãos e dos pés.

Mãos e pés bonitos

Na hora de fazer as unhas, seja do pé ou da mão é importante tomar alguns cuidados que são essenciais para a beleza e saúde desta região tão importante para as mulheres. E é fato que quando falamos de unhas é quase que impossível não se lembrar da cutícula, uma das maiores inimigas das mulheres que teimam em crescer mais e mais dia após dia. Se você frequenta ou não o salão de beleza é importante tomar alguns cuidados com as unhas principalmente na hora da retirada da cutícula.

Veja no Blog Brasil algumas dicas de cuidados essenciais e fáceis com as unhas e as cutículas.

Mais sobre cuidados com as unhas e cutículas

Cuidados com as unhas

Alguns cuidados são essenciais para a unha estar sempre saudável e com boa aparência, por isso as unhas tanto do pé quanto da mão devem ser sempre aparadas para evitar o acúmulo de sujeira de baixo da mesma. Tomar muito cuidado na hora de comprar os produtos destinados à unha como esmaltes, bases, hidratantes, pois podem provocar algum tipo de alergia.

Pelo menos 1 vez ao mês deixar a unha descansar por pelo menos 1 semana sem esmalte algum, pois o uso ininterrupto do esmalte pode causar ressecamento e enfraquecimento da unhas. Também não é nada saudável lixar a parte de cima das unhas, pois retira toda a queratina deixando as unhas mais frágeis e finas. O uso de acetona também pode deixar as unhas mais fracas, por isso prefira o removedor de esmalte que não contém acetona.

Passando base

Cuidados com as cutículas

Garanto que você não sabia que a cutícula é uma barreira natural para evitar a entrada de bactérias e fungos que possam prejudicar a raiz das unhas? Então quando as cutículas são totalmente tiradas deixam as unhas expostas a possíveis problemas. É claro que não é fácil para quem está acostumado parar de uma vez de tirar as cutículas, então à dica é passar a tirar com um intervalo maior, ou seja, se você tira cutícula uma vez por semana, experimente tirar a cada 15 dias.

Para que suas cutículas possam ir diminuindo com o tempo sem ter que tira-las a dica é, após retirar todo o esmalte, lavar bem as mãos e esfoliar a região das cutículas com um esfoliante fácil ou mesmo um caseiro. Enxágue e espalhe nas cutículas um creme hidratante, ou amolecedor de cutícula ou mesmo um creme que diminui a cutícula que pode ser encontrado em casas de cosméticos. Se preferir pode enrolar as mãos em um saco plástico ou em papel celofane.

Aguarde uns 15 minutos e retire todo o excesso de creme. Empurre delicadamente as cutículas com a ajuda de uma espátula de madeira ou de aço inox. Para finalizar, aplique uma base fortalecedora e o esmalte de sua preferência. Há e não se esqueça de que esse procedimento é tanto nas cutículas das mãos quanto nas dos pés. Caso alguns cantinhos da cutícula arrepiem, você pode tirar com um alicate para que não machuque ainda mais.

Empurrando as cutículas

Tome cuidado na hora de fazer suas unhas em salão de beleza, pois alguns estabelecimentos não esterilizam seus materiais, podendo contaminar suas unhas.

Saiba mais sobre unhas

24/11/10 por Haline

   



Mais informações por email

Comentar