Curso técnico de Enfermagem

O técnico em enfermagem possui muitas responsabilidades, uma delas é dar todo conforto e prestar serviços ao seu paciente.

Curso técnico de enfermagemO curso técnico de enfermagem é ligado à área da medicina e prepara os alunos para trabalhar em locais como hospitais, clínicas médicas, postos de saúde e etc. No mercado de trabalho há muitas vagas para esse profissional e cada vez mais ele é procurado para trabalhar em clínicas ou mesmo para atuar em casas de repouso ou como acompanhante particular de idosos, tendo a comodidade de trabalhar na casa do paciente.

A média de duração do curso técnico de Enfermagem é de 2 a 3 anos, com estágio obrigatório. Existem algumas instituições de ensino que oferecem a realização do curso técnico de enfermagem concomitante à realização do Ensino Médio regular. De acordo com as pesquisas sobre o quadro da profissão no Brasil, o país apresenta 1.480.653 de profissionais da Enfermagem e a graduação técnica é a opção de 42,50% desses profissionais, enquanto a graduação auxiliar e superior ficam com  37,60% e 18,36% dos profissionais, respectivamente.

Principais funções do técnico em enfermagem

Enfermeiros

Mais sobre curso técnico de Enfermagem

O profissional atua junto à equipe de enfermeiros e médicos, auxiliando nos cuidados com o paciente, como conforto, cuidados e higienização do mesmo; controla a pulsação, respiração, temperatura corporal e aplica injeções e soro. Além de cuidar da limpeza e esterilização do material utilizado, manuseio dos instrumentos cirúrgicos, faz curativos no paciente; participa de campanhas de saúde e conscientização, educativos e orienta a população em sua comunidade.

Área de atuação do técnico de enfermagem

Aferindo pressão

Quem cursa técnico em enfermagem estará apto para atuar depois de formado em hospitais, clínicas particulares, casas de repouso, domicílios e postos de saúde. Para ingressar no cargo público é preciso prestar concurso e ser aprovado, tendo como garantia a estabilidade no serviço, porém, há pessoas que prefiram exercer sua profissão em clínicas e instituições privadas. Cabe ao profissional se esforçar e continuar estudando e se aperfeiçoando ainda mais, fazendo cursos e até mesmo uma graduação em enfermagem caso queira ir além.

O campo de atuação é amplo e as oportunidades são muitas, se você já escolheu a enfermagem como sua profissão deve estar ciente de como será sua carreira profissional, faça o curso e boa sorte. Antes de iniciar seus estudos, avalie as escolas que oferecem o curso de técnico de enfermagem, veja a grade curricular do curso, seus professores, carga horária das aulas em sala de aula e também dos estágios ministrados pelos professores. Atente-se também se o curso é reconhecido pelo COREN e se um médico de renome é credenciado a instituição de ensino.

Confira no vídeo abaixo o que é ser técnico em enfermagem:

*Dados de 2010.

Leia mais sobre curso técnico:

21/02/12 por Talita

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Estou participando de processo seletivo . o que estudar?

    rosana eliana

    11/06/14

  2. Ola boa noite,quero muuuuuuuuuuito fazer um curso,tecnico de enfermagem,morro em osasco sp.o que devo fazer,para conseguir,gratis. aguardo resposta.

    marcia de matos leal

    13/03/14

  3. Gostaria de fazer um curso téc.enfermagem gratuito,moro em guaíba, pode ser aqui ou em porto alegre

    iiolanda gomes corêa

    02/01/14

Comentar