Cursos reconhecidos pelo MEC

Cursar o ensino superior é o sonho de muitas pessoas, mas para o diploma ser emitido, a instituição precisa ter reconhecimento do MEC.

Entrar em uma faculdade, estudar, conquistar o tão sonhado diploma, juntamente com o todo o conhecimento adquirido no período de duração do curso, é um sonho que muitas pessoas buscam realizar, seja em instituições públicas ou privadas.

Estudantes 2

Mas antes de decidir cursas uma faculdade, o aluno precisa estar atento se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação, o MEC. O MEC é o órgão que regula a qualidade de ensino das faculdades, uma faculdade só pode abrir um curso novo com a autorização do MEC, e o diploma só será emitido se o curso já tiver sido reconhecido.

Entenda melhor o processo:

Como saber se o curso é reconhecido pelo MEC

Antes de iniciar um curso, seja em uma instituição pública ou privada, é preciso buscar informações e referências sobre a faculdade ou universidade que você pretende estudar. Com as novas tecnologias, é possível encontrar todas as informações necessárias online no próprio site da instituição ou do MEC.

Jovem com livros

Para acessar o site do e-MEC e ter todas as informações, entre em emec.mec.gov.br, onde você irá selecionar o estado em que está localizada a instituição e em seguido o nome da cidade. Aparecerá uma lista contendo todas as faculdade e universidades existentes naquele município. Selecione a que você quer pesquisar, e todas as informações aparecerão na tela.

Outra fonte de informação sobre os cursos é o site do Inep, onde constará a situação do curso, os cursos autorizados e ainda o desempenho da instituição no ENADE.

Quais instituições são reconhecidas pelo MEC

Para um curso funcionar, ele precisa estar autorizado pela portaria do MEC, caso isso não aconteça, o curso estará funcionando em uma situação irregular e o aluno poderá entrar com processo para reaver o valor gasto com um curso que não deveria estar funcionando.

Mão segurando o canudo de formatura

A grande maioria das instituições públicas possuem a autorização para funcionar e ainda são reconhecidas, algumas dessas instituições são renomadas como a USP, UNESP, as Universidades Federais espalhadas por todo o território nacional entre tantas outras. Instituições privadas também possuem o reconhecimento como a Mackenzie e a FGV.

Lembre-se: ao escolher um curso e uma faculdade, pesquise se existe a autorização de funcionamento ou se o curso já é reconhecido.

Nesse vídeo do Youtube você conhece os quesitos de como o MEC avalia um curso:

Saiba mais sobre cursos reconhecidos pelo MEC:

30/07/10 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar