Derivados do petróleo

O petróleo é uma substância extraída da natureza, que possui diversos derivados encontrados no processo de destilação fracionada.

plataforma petrolíferaO petróleo é uma substância oleosa, menos densa que a água, inflamável que é encontrada geralmente em lugares onde houve grande combinação de hidrocarbonetos sob grande pressão, por isto sempre pode ser encontrada quando o solo é perfurado, pois a pressão que existe abaixo da Terra é muito maior do que a pressão que é produzida acima do nível do mar. Assim como muitas substâncias, a extração do petróleo produz muitos derivados, que são encontrados quando o petróleo está em diferentes temperaturas. Isto ocorre devido a temperatura de ebulição de cada um dos derivados, que faz com que estas substâncias possua a sua propriedade física e química.

Principais derivados do petróleo

Os derivados do petróleo podem ser extraídos durante o processo de obtenção do petróleo na terra. Isto ocorre porque cada substância possui uma temperatura característica definida, onde ocorre a separação dos materiais derivados do petróleo. O método usado na obtenção destes derivados é a destilação fracionada, onde o petróleo é filtrado em pequenas etapas e os materiais são extraídos.

Gás natural

gás naturalEste gás é o primeiro entre todos os derivados extraídos. Isto ocorre porque na primeira fase, os compostos são encontrados com ponto de ebulição menor do que 40°C, onde além do metano (CH4- gás natural) podemos encontrar o propano (C3H8) e o butano (C4H10), os principais componentes do gás de cozinha.

Gasolina

bomba de gasolinaEste derivado pode ser encontrado em uma temperatura abaixo de 200°C, na segunda fase de extração dos derivados do petróleo. A gasolina é um dos derivados compostos por hidrocarbonetos de cinco a dez átomos de carbono, que podem ser descritos como pentano (C5H12) e dodecano (C12H26).

Querosene

queroseneO querosene é obtido na terceira fase de extração de derivados do petróleo, em temperaturas de ebulição entre 150 e 275°C. É composto por hidrocarbonetos que vão desde 12 a 16 átomos de carbono em sua composição.

Diesel

dieselAssim como a gasolina, este combustível possui muitos átomos de hidrocarbonetos em sua composição e é o quarto dos derivados extraídos durante a destilação do petróleo. A temperatura de ebulição é de 250 a 400°C, que faz com que este seja extraído em procedimentos mais complexos, já que a temperatura é muito alta.

Parafinas e óleos lubrificantes

velasSão os penúltimos derivados destilados do petróleo, pois se encontram entre temperaturas de 350 a 550°C. Estes derivados são compostos de 20 a 36 átomos de hidrocarbonetos. E são utilizados na produção de velas e óleos lubrificantes.

Asfalto e piche

asfaltoOs últimos entre todos os derivados do petróleo, o asfalto e piche são encontrados em temperaturas acima de 550°C em estado sólido e após o processo de derretimento e destilação são utilizados na produção de asfalto e piche.

Derivados do petróleo e suas utilidades

Os derivados do petróleo podem ser encontrados na natureza e são fontes não-renováveis, ou seja, uma vez que usados não podem ser reaproveitados. Porém, os derivados do petróleo possuem muitas funções essenciais para o ser humano ao longo dos dias. Os derivados do petróleo são utilizados na construção de estradas e ruas, no gás para a produção dos alimentos através do gás de cozinha que é obtido no processo de destilação do petróleo. Diversos derivados são utilizados na produção de itens básicos e essenciais para o ser humano, como o plástico e o combustível de carros e caminhões.

destilação petróleo

Embora seja uma grande fonte de derivados e outros materiais essenciais para o dia-a-dia dos seres humanos, o petróleo é uma fonte não-renovável de combustível e materiais, o que causa grande impacto ambiental por não ser reaproveitável. É o grande foco de muitos conflitos entre países que desejam possuir os territórios ricos nesta grande fonte de bens econômicos.

Veja neste vídeo do Youtube como funciona a destilação do petróleo e os seus principais derivados:

Saiba mais sobre petróleo

18/05/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar