Dicas para poluir menos o meio ambiente

A cada dia que passa mais o planeta vai sendo destruídas pela humanidade, e para reverter esta situação basta simples atitudes suas.

PoluiçãoA poluição do meio ambiente pode ser defino como uma introdução de matéria e energia que altere as propriedades químicas e biológicas superior ao que o meio ambiente consiga absorver, podendo afetar a saúde dos animais e vegetais que dependem e tenham contato com o mesmo. Podemos dizer que a poluição ambiental é a não conscientização da humanidade, pois é o homem que a destrói.

A poluição pode ser evitada de várias maneiras e o primeiro passo é que cada um faça a sua parte. Para ajudar a salvar o Planeta, veja dicas para poluir menos o meio ambiente.

Poluir menos o meio ambiente

A poluição ambiental é responsável pelo efeito estufa, diminuição da camada de ozônio, chuvas ácidas, perda da biodiversidade, poluição dos rios e mares, enchentes entre muitas outras consequências. As formas de poluir menos o meio ambiente são simples, mas para surtir efeitos todos tem que cooperar.

1° Dica: Separar o lixo para reciclagem

A separação de lixo é uma atividade muito fácil de ser feita, basta separar o lixo orgânico – resíduo de origem vegetal ou animal – plástico, alumínio, papel, vidro e metal em sacolas separadas, pois sem o processo de separação é impossível fazer a reciclagem. Quando o lixo é depositado diretamente no meio ambiente pode contaminar a água que bebemos e o solo que usamos para plantar alimentos, servir de abrigo para animais e insetos transmissores de doenças, seu acumulo em determinadas regiões pode provocar enchentes e transmitir doenças aos seres humanos.

Reciclar

2° Dica: Evitar o desperdício de água

A água é um recurso natural e não renovável, ou seja, se não for consumida adequadamente um dia irá se esgotar. É por isso que ela deve ser preservada, pois sem ela não haverá mais vida no Planeta Terra. Existem várias formas de evitar o desperdício da água como evitar banhos muito demorados, lavar calçadas e carros somente com balde, deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba, coloque apenas o que irá beber de água no copo para não jogar fora e regular a válvula do vaso sanitário, porque quando a válvula está com problema poder desperdiçar até 30 litros de água em um dia.

Molhando as mãos

3° Dica: Evitar andar muito de carro

Os carros são uns dos grandes vilões da poluição no mundo, responsáveis por 1,5 milhão de toneladas de monóxido de carbono, 386 mil toneladas de partícula de hidrocarbonetos e 367 mil toneladas de óxido de nitrogênio lançados na atmosfera no último ano. Esses e outros tantos gases emitidos pelos carros são os responsáveis pela poluição do meio ambiente, por isso procurar meios alternativos como bicicleta e transportes coletivos pode ser uma boa forma de ajudar o planeta.

Andando de bicicleta

4° Dica: Combustível que polui menos

Caso o carro não possa ser substituído também tem a opção de substituir o combustível por outro menos poluente. Entre a gasolina, álcool e diesel o álcool é o menos poluente, pois possui oxigênio na composição e sua combustão fica mais fácil de ser feita emitindo menos poluentes na atmosfera. Isso não significa que ele seja inofensivo, mas agride menos o meio ambiente.

Álcool

Essas são algumas entre tantas outras formas de evitar a poluição do planeta, por isso é importante que cada pessoa faça sua parte.

Saiba mais sobre dicas de como poluir menos o meio ambiente com o vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre como preservar o meio ambiente

09/04/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar