Diferença entre poema, poesia e soneto

Você sabe como diferenciar poema de poesia e soneto? Veja qual a definição de cada gênero e mande bem nos estudos sem se confundir.

Poema, poesia e sonetoNas escolas e principalmente em vestibulares, o poema, a poesia e o soneto são gêneros expressivos e textuais que mais necessitam de atenção para não serem confundidos. Ambos os poemas e sonetos fazem parte de uma poesia ou mais conhecido como gênero lírico.

Esse gênero surgiu de um modelo poético que durante os tempos medievais se expressava por meio do canto com auxilio de instrumentos, a lira era a mais comum, por isso a origem do nome “lírico”, no qual se deriva do latim “lyricu”.

Tal gênero geralmente é expresso através da arte, paisagens, escritas e outras, porém, não é toda obra que se encaixa dentro dessa categoria, tudo dependerá dos componentes descritos nela. Vejamos um pouco sobre cada um dos gêneros.

O que é poema

Poema XicaraPoema é uma derivação da poesia que utiliza palavras como base, ou seja, é um gênero literário, expressada geralmente em versos, com ou sem rimas, raramente em prosa e com entonação que deve ser pronunciada corretamente.

Suas classificações são feitas de acordo com suas composições e metrificações, por exemplo: quadrinha com 6 estrofes sendo 5 delas de 4 versos e a última que varia entre 3 e 5 versos; o haicai de 3 versos, sendo a primeira e a última com 5 sílabas e o segundo verso com 7 sílabas, o soneto mais comum com as 2 primeiras estrofes de 4 versos e as 2 últimas de 3 versos, mais conhecido como soneto à Petrarca; a epopeia é um gênero lírico que descreve ações e histórias que honram grandes feitos de um país ou pessoas da realeza, e outros.

O que é poesia

Poesia de Carlos Drummond de AndradePoesia origina-se do grego “poiesis” que pode se manifestar em forma de elaboração estética, de criação ou produção. Assim, a poesia não é representada apenas na forma de palavras, mas também em imagens e objetos.

Ao contrário do poema que é expresso apenas pela escrita, a poesia é algo que usa o sentimento como fundamento, mais conhecido como “eu-lírico”. Enfim, trata-se de uma descrição ampla, que abrange várias outras formas de expressão, além da escrita e oral, como por exemplo, uma pintura, uma moldura, um arranjo, uma paisagem.

Em poucas palavras, podemos dizer que a poesia é o sentimento que uma obra desperta em uma pessoa.

O que é soneto

Soneto de separaçaoO soneto é um gênero derivado do poema que possui forma fixa. A forma mais conhecida e utilizada possui quatro estrofes, sendo que as duas primeiras constitui de quatro versos cada uma, conhecido como “quartetos”, e as duas últimas de três versos, “tercetos”.

Um soneto decassílabo contém versos com dez sílabas que podem ser desde monossilábico de 1 sílaba até alexandrino com doze sílabas em cada verso, é um assunto muito mais amplo do que aparenta.

Os sonetos normalmente possuem estruturas parecidas entre si. O texto começa com uma introdução na qual exibe o tema, em seguida o desenvolvimento das ideias e conceitos, e finaliza com uma conclusão que aparece na última estrofe. No geral essa é a estrofe que define sua interpretação.

O gênero lírico em si, envolve sentimentos, pensamentos e emoções do autor, a união de palavras e rimas como forma de manter o ritmo musical e lexical, essa é a origem da grandeza dentro de uma obra.

Quer saber como diferenciar poesia de prosa? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre poema, poesia e soneto

06/01/14 por Luis Carlos

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Excelente.

    miguel angelo lopes

    07/01/14

  2. Gostei muito.

    miguel angelo lopes

    07/01/14

Comentar