Direito de estudar

O direito de estudar é assegurado por lei, todo adulto que não teve acesso na idade certa pode procurar uma escola e concluir seus estudos.

estudando com livros O direito ao estudo é para todos, mesmo aqueles que não puderam estudar na idade própria podem - e devem - buscar o conhecimento através dos estudos.

Esse é um assunto muito debatido no Brasil, pois sabemos que todos têm o direito de estudar, de aprender a ler, de saber escrever, pois é através do conhecimento que será formado um cidadão de bem.

É fundamental que todo cidadão tenha pelo menos o ensino básico (fundamental e médio) completos para que possa ingressar futuramente em um curso técnico, superior e afins e garantir sua estabilidade no mercado de trabalho.

Estatuto da criança e do adolescente

O direito de estudar é assegurado pelo ECA (Estatuto da criança e do adolescente), como se pode ver no Cap IV:

Capítulo IV

Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

livro aberto

Antigamente muitas crianças carentes eram submetidas ao trabalho na infância, sofriam com trabalho escravo, e hoje ainda é possível encontrar lugares onde a criança ou adolescente com menos de16 anos trabalhem como verdadeiros escravos, se expondo a riscos e perdendo a melhor fase da vida.

Escolas públicas no Brasil

O analfabetismo ainda é muito grande principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil, mas há possibilidades com projetos que o governo tem implantado para acabar com isso, assim como a fome isto também é um desafio para os governantes combater.

Estudar é um direito de todos, porém as salas de aula e as condições que são oferecidas tornam impossíveis um ensino de qualidade e eficaz, e os alunos desanimam e partem para o trabalho. Muitas vezes as escolas públicas não oferecem o mínimo de condições para que haja aulas, falta material, lousa, cadeiras e acesso até elas não é possível, principalmente para os alunos que moram na zona rural.

livros na mesa

Por isso, cabe a nós cidadãos saber escolher nossos representantes, pois é através deles que reivindicaremos transporte, educação e possibilidades de acesso para essas crianças - e adultos - que não têm sequer como chegar à escola.

Para quem quer estudar, crescer, ter mais qualidade de vida, é preciso muita esperança e força para conquistar o quase impossível, só com muita vontade é possível conquistar o desejado, seja persistente e não desista, lembre-se que o estudo o conhecimento é direito de todos.

Para mais informações sobre o direito de estudar assista ao vídeo da Turma da Mônica que explica mais sobre esses direitos:

Veja mais sobre estudo

26/04/10 por Lucimari

   



Mais informações por email

Comentar