Doenças diagnosticadas pelas unhas

Você sabia que é possível identificar várias doenças de acordo com o estado das suas unhas? Confira aqui as principais delas.

unhas saudáveis

A maior parte dos vertebrados terrestres possui unhas formadas por queratina, no ser humano a função das unhas não é como de outros animais que as utilizam para cavar, arranhar entre outros, os homens utilizam as unhas como um “reforço” para os dedos, ajuda na manipulação de objetos, além das impressões que as unhas podem causar se estiverem limpas, cortadas e lixadas.

Porém muitas pessoas não cuidam como deveriam e passam a impressão de falta de higiene e sujeira. As unhas podem acumular muitos resíduos, micro-organismos e até transmitir doenças. Como a mão não é higienizada de maneira correta, o que a maioria das pessoas não sabe é que as unhas podem revelar muito mais do que uma boa higiene.

Muitas doenças podem ser diagnosticadas através da aparência das unhas. Elas são assim, como o cabelo e a pele, fazem parte de um conjunto da saúde estética. Para algumas pessoas os cuidados são indispensáveis para outras é como algo desnecessário, mas tudo isso faz muita diferença quando são bem tratados e uma forma muitos simples de garantir a saúde e boa aparência de suas unhas, é através da boa alimentação e qualidade de vida porque tudo o que você consome se reflete em sua aparência.

Algumas doenças que podem ser diagnosticadas pelas unhas

Doenças hepáticas: deixa as unhas perto da raiz esbranquiçadas ou inteiras amareladas, podem aumentar e ficarem arredondadas.

Diabetes: as unhas ficam avermelhadas, grossas, as pontas dos dedos levemente endurecidas, veias aparentes ao redor da unha.

unhas amareladas

Anemia: as unhas ficam mais quebradiças, opacas, com a presença de sulcos, formatos côncavos e transversais, secas e leve descolamento da pele na ponta das unhas.

Doenças renais: as unhas podem ficar acinzentadas ou amareladas com linhas esbranquiçadas na vertical.

Doenças cardíacas: de tom arroxeado, curvadas para baixo e geralmente alargadas.

Outras doenças que podem ser diagnosticadas pelas unhas

Doenças digestivas: apresenta nas unhas pontos hemorrágicos, as unhas ficam mais frágeis se descamam e se descolam com facilidade, geralmente doloridas.

Leucemia: o paciente pode sofrer com o engrossamento e as unhas quebradiças ou simplesmente pode perder as unhas.

Lúpus: apresenta manchas brancas, descolamento da raiz, depressão em vários pontos e o sangramento da cutícula.

unha quebrada

Hipotireoidismo: apresenta o engrossamento e a opacidade nas unhas.

Hipertireoidismo: as unhas se tornam mais fracas, finas e se descolam.

Reumatismo: as unhas apresentam linhas transversais e amareladas.

Além destas doenças as unhas podem revelar a ausência de nutrientes no organismo como vitamina A, B12, B3, vitamina C e a carência de Zinco. A única maneira de prevenir que as unhas sofram com um organismo pouco saudável é se alimentar saudavelmente e procurar alimentos que tragam benefícios ao organismo de maneira que todos os órgãos se beneficiem.

Não deixe de consultar um médico caso note alguns sintomas persistentes, mantenha sempre as mãos limpas, as unhas aparadas e hidratas, evite retirar a cutícula e dividir ferramentas de manicure com outras pessoas, você pode procurar o auxílio de uma podóloga para te orientar qual é a melhor maneira de cuidar de suas unhas e mantê-las saudáveis.

Saiba mais sobre saúde das unhas

07/02/11 por Ana Maria

   



Mais informações por email

Comentar