Doenças dos ossos

Os ossos são parte do corpo de qualquer tipo de animal vertebrado e assim, são voláteis a mudanças, danificações e tratamentos.

médicos ortopedistasOs ossos são os principais componentes da estrutura do corpo de todos os animais vertebrados. São compostos principalmente por cálcio e o conjunto dos ossos é conhecido por tecido conjuntivo ósseo, ou simplesmente esqueleto. Assim como todos os componentes do organismo, os ossos também podem adquirir doenças com o tempo por desgaste e doenças congênitas ou hereditárias. Existem algumas doenças graves que podem se tornar crônicas e algumas doenças dos ossos podem ser resolvidas com tratamentos simples e de fácil acesso à população. Cuidar da saúde dos ossos é a opção mais viável para evitar o aparecimento das doenças ósseas. Isto pode ser feito através do consumo de alimentos ricos em cálcio e fósforo, além da absorção dos raios solares, que estimulam a produção de vitamina D nos ossos, que regula o metabolismo ósseo, promovendo uma saúde e desenvolvimento mais saudáveis.

Principais doenças dos ossos

Os ossos, assim como todo e qualquer órgão ou parte dos corpos dos animais vertebrados podem sofrer danos com o tempo ou podem adquirir doenças de formas congênitas ou hereditárias. Algumas doenças são desenvolvidas a partir do tipo de atividades exercidas que favorecem o desgaste dos ossos e muitas deles aparecem devido à idade avançada de muitas pessoas. Nestes casos, o consumo de medicamentos para reposição de cálcio, ferro, fósforo e vitaminas, principalmente a D, é muito indicado. Os médicos destinados a cuidar dos ossos e suas possíveis doenças são os ortopedistas.

Osteoporose

A osteoporose é uma das doenças dos ossos que é adquirida com o tempo, sobretudo no público feminino. Porém os homens também podem sofrer com os sintomas desta doença. Sua principal causa é a perda de massa óssea, que faz com que os ossos fiquem fracos. A osteoporose é mais intensa nas mulheres, pois as mulheres perdem hormônios e vitaminas do corpo mais rapidamente. A baixa ingestão do cálcio, baixa exposição à luz solar, falta de atividades físicas, diabetes e o cigarro contribuem em grande escala na osteoporose.

idosos se exercitando

Doença dos ossos de vidro

Uma das doenças dos ossos mais raras, a doença dos ossos de vidro é uma doença genética, que é causada pela falta de produção de colágeno. Quando o corpo apresenta sintomas ou a doença já é detectada, os principais problemas são: queda e fratura fácil devido ao enfraquecimento dos ossos. Além disso, esta doença apresenta fatores graves como o encurvamento dos ossos grandes como a coluna, pernas e braços. Esta doença pode ser classificada em três graus de gravidade, onde o segundo é o mais fatal.

doença dos ossos de vidro

Artrose

A artrose é uma doença na articulação dos ossos. É causada pelo desgaste da cartilagem presente nos ossos e isso faz com que haja atrito e desgaste entre eles, provocando dor, inchaço e incômodo ao realizar pequenas atividades como caminhar ou se exercitar.

médico com raio x de artrose

As doenças nos ossos podem ser facilmente detectadas e quanto antes tratadas podem ser curadas com grande rapidez. Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos garantem uma saúde boa e prolongada dos ossos.

Saiba mais sobre doenças dos ossos

06/11/08 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar