Educação no Brasil atualmente

Sabemos que a educação do Brasil não é uma das melhores do mundo, mas dados do IBGE mostram o quanto ela vem melhorando.

Educação no BrasilA educação tanto no Brasil como no mundo é o princípio mais importante para o desenvolvimento pessoal e de um país. A educação tem como objetivo o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, inteiração social e cultural de um indivíduo nas mais diversas formas de expressão e construção do conhecimento. Sem ela não somos capazes de quase nada, e principalmente da inserção do mercado de trabalho.

Saiba mais sobre como está a educação no Brasil atualmente.

Como está a educação no Brasil

Pesquisas feitas nas áreas educacionais mostram que um terço dos brasileiros frequentam diariamente a escola. Em todo o território brasileiro são mais de 2,5 milhões de professores efetivos e 53 milhões de estudantes matriculados. Esses são dados importantes, pois mostram o número do crescimento do nível de escolaridade dos brasileiros e consequentemente a melhoria do nível de desenvolvimento do país. O Censo feito em 2011 (IBGE), mostra que houve uma queda considerável de analfabetos no Brasil nos últimos 10 anos. No ano 2000 o número era de 13,63% da população dos 15 anos ou mais de idade, esse índice caiu para 9,6%, ou seja, uma grande queda. Outro dado muito importante para a educação no Brasil é a queda do índice de repetência, que muitas das vezes tira o jovem da escola, pois muitos acabam desistindo.

Menina segurando livro

Educação no Brasil melhorias

A grande queda no índice do analfabetismo no Brasil deve-se aos grandes investimentos feitos na educação nesses últimos anos. Programas como o Bolsa Educação têm tirado milhares de crianças do trabalho infantil para as carteiras das salas de aula. Outro programa responsável pela queda do analfabetismo são os EJAs (Programas de Educação de Jovens e Adultos) que favorece o avanço educacional do Brasil.

Menina escrevendo

O Brasil ainda tem que investir muito na educação, mas a cada ano o governo implanta novas formas de melhorias para a Educação no Brasil, pois é através delas que os jovens são preparados para o mercado de trabalho e principalmente para a vida.

Para saber mais sobre a educação do Brasil, assista ao vídeo Mini história da educação do Brasil do Youtube:

Saiba mais sobre a educação

17/05/10 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar