Etiqueta na mesa de jantar

Por falta dos conhecimentos de etiqueta na mesa de jantar, muitas pessoas passam por constrangimentos que podem ser evitados.

pratos e talheres mesa de jantar

É em uma mesa de jantar que os erros são cometidos. A maioria das pessoas já cometeu um erro durante as refeições seja ele grave ou não, na maioria das ocasiões as pessoas dispensam os bons modos a mesa.

Porém, contrário do que elas imaginam, sempre tem pelo menos uma pessoa que irá reparar nos erros e que pode até comentar com alguém sobre sua atitude, por isso etiqueta e boas maneiras durante as refeições em qualquer lugar são bem vindas e também são maneiras de expressar boa educação.

Mostrar à mesa toda sua educação, cortesia, bom senso e boas maneiras atraem de forma muito positiva, bons comentários e admiração, em qualquer ocasião mesmo em uma reunião de amigos, nunca é demais, elegância combina com qualquer pessoa.

Alguns erros cometidos na mesa de jantar

Olhar no verso da louça que está na mesa, para saber a marca, sentar com a postura errada de forma desajeitada, encher o prato de comida. Beber vários tipos de bebida quase que ao mesmo tempo como vinho, água, refrigerante, suco entre outros, colocar os braços e cotovelos sobre a mesa e trocar de mão os talheres a todo instante.

Falar enquanto mastiga, gesticular com talheres na mão, derrubar o talher no chão é um acidente, a gafe é você abaixar para pega-lo.

homem com cotovelos na mesa e palitando o dente

Cuspir o caroço de azeitona no prato, cortar as folhas da alface, comer frango e outros alimentos de difícil manuseio com as mãos, encher o garfo ou colher de alimentos a ponto de não conseguir nem mastigar.

Espreguiçar, bocejar, tossir ou espirrar, sem colocar as mãos na boca e não pedir desculpas aos demais, palitar os dentes. Terminar o prato antes que todos, dizer que está “cheio” ou “faminto”, se levantar da mesa antes que os outros terminem a refeição. Utilizar a força para cortar os alimentos a ponto que os cotovelos fiquem erguidos.

Dicas de etiqueta na mesa de jantar

Sente-se com delicadeza e postura, sempre leve o alimento até sua boca, jamais se encurve para “abocanhar” o alimento próximo ao prato. Coloque o suficiente em seu prato, é mais elegante repetir do que encher o prato. Mantenha na mesma mão os respectivos talheres. Se for inevitável bocejar, espirrar ou tossir não deixe de levar a mão à boca e se desculpar em seguida.

Se algo cair no chão, talher ou comida não se preocupe levante apenas para pedir outro, jamais corte folha de alface, faça uma trouxinha de moda que consiga levar à folha inteira a boca, macarrão espaguete deve ser enrolado no garfo sempre. Jamais espreguice. Se perceber que algum resto de alimento está em sua boca vá até o banheiro para limpá-la.

punhos na mesa de jantar

Ao manusear carnes e outros alimentos que necessitam do corte da faca, faça sempre movimentos para frente e para trás, se for servido algum prato que não conheça peça ajuda ao garçom ou a pessoa que estará servindo, caso for alimentos como ostras, escargot entre outros que necessitam de talheres especiais peça para que seja servido pronto para comer.

O mais importante é demonstrar naturalidade, a boa etiqueta durante as refeições garante também a boa impressão.

Veja mais algumas dicas neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre etiqueta

01/02/11 por Ana Maria

   



Mais informações por email

Comentar