Fatores que causam o câncer

As causas do câncer muitas vezes podem ser desconhecidas, mas logo que você notar qualquer alteração em seu corpo procure um médico.

cuidando da esposaO câncer é chamado também de cancro e pode ser classificado como tumor benigno ou maligno, ambos são distúrbios celulares. O benigno é formado por células que limitam o crescimento, ou seja, não se espalham pelo corpo, o maligno é formado por células que ultrapassam os limites de crescimento e proliferação causando a metástase, ou seja, se espalha por diversas partes do corpo.

Há séculos os cientistas vêm estudando tal modificação celular, hoje em dia é possível curar o câncer através de tratamentos de iodoterapia, quimioterapia e de radioterapia, no mundo inteiro 13% das pessoas morrem de algum tipo de câncer, os que mais causam a morte é o de fígado, pulmão, mama, cólon e estômago.

Causas do câncer

Os fatores que desencadeiam o câncer são variados podendo ser internas ou externas, o câncer de pulmão, por exemplo, geralmente é causado pelo tabagismo, já o câncer de mama possui diversas causas. Muitos fatores que maioria das pessoas desconhecem podem ser desencadeadores de algum tipo de câncer, como a exposição à radiação ionizante e agente químicos, estes fatores podem causar um câncer em pouco tempo, alguns tipos de câncer como o pulmonar pode demorar até trinta anos para se desenvolver.

Fatores externos que mais causam diferentes tipos de câncer

Tabagismo

É o principal fator que desencadeia o câncer pulmonar, no sangue, estômago e pâncreas causando mais de cinco milhões de morte em todo o mundo todos os anos.

Sedentarismo

sedentarismo

Além de ser um fator de risco que pode desenvolver o câncer de mama, pulmão e próstata pode causar outros problemas como a obesidade.

Álcool

O alcoolismo é um fator de risco que pode causar o câncer de faringe, estômago, cavidade oral, de língua, fígado, intestino e mama, as grávidas que consomem bebida alcoólica durante a gravidez pode causar problemas de desenvolvimento nos bebês.

Exposição ao sol

homem trabalhando no sol

A exposição aos raios solares UV é a causa do câncer de pele, isso ocorre devido à exposição em excesso e nos horários indevidos ao sol.

Poluição do ar

Nas grandes metrópoles tem sido um fator de risco que pode causar o câncer, principalmente a poluição causada por fábricas como minas de carvão entre outros.

Genética

mae e filha parecidas

É um dos fatores mais comprovados, pessoas com histórico familiar de qualquer tipo de câncer estão mais vulneráveis a desenvolverem algum tipo de câncer, porém isto é apenas uma possibilidade, não necessariamente quando pais sofrem de câncer os filhos também sofrerão.

A melhor forma de prevenir o câncer é não deixar de fazer exames preventivos e de rotina, somente o médico poderá diagnosticar o câncer, quando descoberto no início há grandes chances de cura, portanto se notar alguma mudança, sintomas ou alterações em seu organismo não deixe de consultar um médico. Esta é a única maneira de saber se o seu corpo está em equilíbrio e saudável, não deixe também de ter bons hábitos, consumir alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes e praticar atividades físicas.

Para mais informações sobre o câncer assista ao vídeo do Youtube: Câncer - Causa e tratamento:

Leia mais sobre câncer

24/01/11 por Lucimari

   



Mais informações por email

Comentar