Fobias tipos de medos

As fobias são medos mais graves e dominantes que podem ter sido desenvolvidos por traumas ou situações vividas por uma pessoa.

mulher com fobiaA fobia é um tipo de medo exagerado que faz com que muitas pessoas modifiquem suas vidas por causa delas. São medos exagerados que causam crises de pânico, medo e desespero por algo que por algum motivo traumatizou ou deixou algum tipo de pânico na vida das pessoas.

Existem algumas fobias mais comuns que afetam grande parte da população, e outras que são desconhecidas e apenas algumas parcelas da população sofrem com medos estranhos, como fobia de ficar solteiro, fobia de plantas e fobia de ficar vermelho. É importante ressaltar que estes tipos de fobias necessitam de algum tipo de atenção especial e podem ser tratadas e até curadas com ajudas de psicólogos e em casos mais graves de psiquiatras.

Tipos de fobias estranhas

Alguns tipos de fobias são considerados estranhos, pois não são comuns à maioria da população. Porém, em alguns casos, grande parte da população sofre com algum tipo de fobia que é quase desconhecida ou que por muitas vezes não é considerada como uma doença ou síndrome. As fobias mais estranhas são:

Ablutofobia

É conhecida como o medo de tomar banho. É uma das fobias que pode ser transmitida de gerações em gerações, e desenvolvida por sofrimento com parentes, lembranças da infância e traumas passados.

Ergofobia

Medo do trabalho. As pessoas apresentam essa fobia quando são deixadas sozinhas no ambiente de trabalho ou quando percebem que estão realizando tarefas contínuas repetidas vezes.

olhos medrosos

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Irônico ou não, esta é a fobia de palavras longas. Caracteriza-se pelo medo irracional de citar, ler o reproduzir qualquer tipo de palavra que contenha muitas letras.

Pediofobia

A pediofobia é uma das fobias mais comuns da população. É o medo de bonecos. De pano, cera, plástico, ou qualquer material de que são feitos, para quem sofre com essa fobia, qualquer boneco já é sinal de pânico e caos.

Catoptrofobia

Esta fobia é uma das piores, pois quem sofre com catoptrofobia tem medo de espelhos. Pode ser relacionada também com algumas superstições relacionadas aos espelhos.

Tipos de fobias mais comuns

Diferente das fobias estranhas e desconhecidas por grande parte da população, existem muitas fobias comuns e que muitas pessoas compartilham os seus medos em grupos criados a fim de tratar e curar essas fobias. Muitas delas envolvem traumas infantis, com personagens, situações ou relacionados com algum objeto que traga sentimento de pânico à tona.

Coulrofobia (medo de palhaço) claustrofobia (medo de ambientes fechados), odontofobia (medo de dentista), cinofobia (medo de cães), nictofobia (medo de escuro), acrofobia (medo de altura), fobia social (medo do convívio com outras pessoas), agorafobia (medo de lugares abertos) e as fobias mais comuns: aracnofobia (medo de aranhas) e ofidiofobia (medo de cobras).

pessoa livre

As fobias nos seus vários tipos, podem ter sido desenvolvidas por traumas, situações ou em alguns casos raros, de forma hereditária e devem ser tratadas para que o indivíduo possa ter uma vida normal e sem medo de coisa alguma.

Veja neste vídeo do Youtube alguns tipos de fobias e seus possíveis tratamentos:

Saiba mais sobre fobias

12/02/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar