Fotos de desmatamento na Amazônia

O desmatamento da Amazônia é um problema que afeta a todos no mundo todo, pois contribui para o aumento do aquecimento global.

Um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos é sobre o desmatamento da Amazônia, este assunto é tão preocupante que não são apenas autoridades brasileiras que estão se alertando sobre, mas outros países do mundo também estão preocupados, pois a região é uma fonte de riquezas.

Amazônia - Pulmão

Devido suas riquezas que são também grandes fontes rentáveis, a Amazônia sofre com o desmatamento, que consequentemente interfere na vida dos seres vivos, pois o seu habitat natural é modificado, o clima é afetado e a cadeia alimentar também é alterada, o que por vezes colabora para a extinção de animais.

Entenda melhor o que é o desmatamento e veja algumas fotos:

Consequências do desmatamento

Outra consequência do desmatamento da Amazônia é o aquecimento global. As plantas e as árvores colaboram para purificar o ar, pois retiram o gás carbônico produzido, ou seja, quando uma área verde é devastada, a atmosfera sofre vários danos. Muitos consideram a Amazônia como o “pulmão” do mundo.

O aquecimento global causa o aumento de temperatura dos oceanos e do ar, causado pelo grande aumento dos gases emitidos pelos seres humanos. As árvore e plantas são importantes nesse processo por retirar o gás carbônico do ar. Com o desmatamento, os gases aumenta, dando mais espaço para o aquecimento global, que aumentando as temperaturas, interfere diretamente na vida de vários seres vivos.

O aquecimento global também é responsável pelo clima instável que o mundo está vivendo atualmente.

Como controlar o desmatamento

Cada ser humano pode fazer a sua parte para ajudar a evitar o desmatamento e assim, também colaborar para que o aquecimento global seja amenizado.

Árvores

Algumas atitudes que tomadas pelos homens podem ajudar, como controlar o uso de papéis, pois este material é produzido a partir da madeira. Verifique antes de comprar qualquer produto feito com madeira se contem o selo ou a garantia de “madeira legal”, ou seja, de reflorestamento.

Produtos que não contenham essa garantia são produzidos de forma ilegal, e possivelmente com a madeira extraída da Amazônia. Verificando esse detalhe, você contribui para evitar o contrabando de madeira.

Lembre-se sempre que devemos preservar o mundo em que vivemos.

Confira nesse vídeo do Youtube mais sobre a Amazônia:

Saiba mais sobre desmatamento e o meio ambiente:

15/06/09 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar