Globalização e seus efeitos

Entende-se por globalização a integração dos países em um só núcleo, que pode gerar efeitos positivos e negativos na sociedade.

globalizaçãoSurgindo no mundo após a Guerra Fria, a globalização provocou muitas modificações desde o momento em que foi lançada. Entende-se por globalização o processo de integração de países, povos, economias e culturas, fundindo-se e tornando-se apenas um núcleo homogêneo. Acredita-se que o movimento de globalização começou em meados do século XV, onde os europeus navegavam entre os continentes com a intenção de ligar o Oriente e o Ocidente, a fim de que futuramente eles fossem apenas um. A Revolução Industrial e todas as suas consequências são também fatores responsáveis pelo surgimento da globalização. Porém, a globalização só obteve grande sucesso no final do século XX, com a queda do socialismo na União Europeia e no leste da Europa, fazendo surgir movimentos como o neoliberalismo que provocou a globalização econômica do mundo em 1970. A aparição dos vários tipos de indústrias fez com que muitos produtos industrializados fossem comercializados em todo mundo, fazendo com que o capitalismo dominasse as fontes de economia de muitos países, unificando-os através da globalização, que produz muitos efeitos, positivos e negativos no mundo.

Globalização efeitos negativos

Assim como muitas coisas produzem efeitos positivos e negativos, a globalização apresenta muitos deles. Os principais problemas apresentados pela globalização são: grande popularização da internet entre as pessoas e uma “automatização” devido isso. Os acionistas nos movimentos antiglobalizações defendem a tese de que os países pobres que ainda estão em desenvolvimento são explorados pelos países que lideram a globalização. Isto porque, a globalização é representada principalmente pelas grandes marcas multinacionais que preferem os países pobres e que possuem mão-de-obra barata e falta de fiscalização para a produção dos materiais. Um dos efeitos negativos da globalização é a exploração comercial, fruto do capitalismo, onde muitas pessoas julgam-se exploradas pelos proprietários das empresas que buscam unificar todos os países, vendendo seus produtos cada vez mais pelo valor que julgam ser adequado.

coca-cola globalização

Globalização efeitos positivos

Como a globalização busca integrar povos e culturas, ela não é vista somente um instrumento exploratório e que produz efeitos negativos. É vista também como forma de integração de muitos países e intermediação em guerras e conflitos. Isto acontece porque muitas das marcas mundiais necessitam de matérias-primas de outros países, que por sua vez fornecem estes materiais em troca de bens econômicos. Isto é um efeito positivo, pois através de outros países evoluídos, os países mais pobres conseguem possuir economia suficiente para progredir e desenvolver os produtos internos. A medicina e a globalização também são grandes aliadas. Com o avanço das tecnologias entre os países é possível descobrir cura para muitas doenças e compartilhar estas descobertas com países que sofrem com certas epidemias.

bandeiras de varios paises hasteadas

Assim como todos os movimentos e processos revolucionários que o mundo atual passa, a globalização é um deles e produz muitos efeitos, tanto positivos quanto negativos.

Mais sobre Globalização e seus efeitos

Veja neste vídeo do Youtube o que é e quais as consequências da globalização:

Saiba mais sobre globalização




Talita
29/06/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Globalização e seus efeitos

Destaque

Trilhas sonoras famosas de filmes

Trilhas sonoras famosas de filmes