Gravidez tardia riscos

Entenda melhor sobre os riscos, cuidados necessários e também sobre as vantagens que a mulher tem em uma gravidez tardia.

Segurando a barriga

O desejo de ser mãe é unanime entre as mulheres, porém hoje em dia engravidar, ter um filho é algo que depende muito mais do que apenas o desejo. Grande parte dos casais fazem planos de vida que envolve estado econômico, moradia, condições de saúde e até a estabilidade do relacionamento, isso tudo faz com que cada dia mais as mulheres tenham filhos mais tardiamente. Na sociedade atual é muito mais comum do que há alguns anos atrás, os planos de engravidar estavam dos 25 aos trinta no máximo, porém isso sempre ocorria antes.

Os fatores que envolvem uma gravidez tardia são inúmeros, mas uma gestação acima dos 30 anos envolve sérios riscos de saúde tanto para a mãe quanto para o bebê.

Quais são os riscos de uma gravidez tardia?

Quando a mulher tem uma gravidez tardia, a mesma pode passar por vários riscos como a perda do feto, pressão alta, diabetes, desenvolvimento do bebê pode ser afetado, alterações cromossômicas e as chances dele nascer com Síndrome de Down são maiores e também complicações durante o parto. Além disso, o bebê também pode sofrer com má formação. Vale ressaltar que todos esses riscos são reais, mas devido aos avanços da medicina, esses problemas podem sim ser diminuídos, caso o diagnóstico seja precoce.

Grávidez tardia riscos

Quais os cuidados necessários em uma gravidez tardia?

Em uma gravidez tardia, mais precisamente depois dos 40 anos, a mulher precisa tomar inúmeros cuidados com a saúde, pois como dito no tópico acima a mulher na gestação passa a ter propensão à diabetes, hipertensão, alterações cardiovasculares entre outros problemas. Então é importante realizar o pré-natal, pois é através dele que o médico poderá acompanhar a saúde da mãe e todo o desenvolvimento do bebê. Ter uma alimentação equilibrada e a prática de alguma atividade física moderada também são importantes neste momento.

Grávida e médico

Se você planeja uma gravidez e se encontra com mais de 40 anos procure auxilio médico antes de engravidar, para que desde o começo tudo ocorra de forma natural e saudável, sem complicações e problemas de saúde. Pois desta forma é possível garantir saúde e qualidade de vida ao bebê e a mãe, quem já passou por esta experiência garante que é uma das melhores experiências da vida, ter um filho em uma idade madura, no qual a mulher se encontra em uma situação mais estável e plena.

Quer saber mais sobre a gravidez tardia? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre gravidez

21/02/11 por Haline

   



Mais informações por email