Hanseníase sintomas iniciais

A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae, altamente infecciosa que atinge a pele e os nervos da pessoa.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença altamente infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium Leprae. A hanseníase não é uma doença hereditária, sendo que a sua evolução irá depender muito das características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada por ela. Quando a pessoa com hanseníase não recebe os devidos tratamentos, a mesma elimina a bactéria Mycobacterium Leprae através de secreções nasais, gotículas de saliva, tosse e espirro, podendo infectar outras pessoas. Já o paciente que estiver em tratamento ou mesmo já recebeu alta não transmite.

Grande parte das pessoas infectadas não sabe que estão com hanseníase, por isso é importante ficar alerta aos sintomas.

Quais os sintomas da hanseníase?

Dentre os sintomas os mais comuns são as manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e com perda ou mesmo alteração da sensibilidade. Área da pele seca e com falta de suor. Área da pele com queda de pelos, principalmente nas sobrancelhas. Área da pele com perda de sensibilidade ao toque, calor e frio. Dor e sensação de choque, fisgadas e também agulhadas nos nervos dos braços e pernas e inchaço nas mãos e pés.

Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação dos nervos que muitas vezes estão engrossados e doloridos. Úlceras nas pernas e pés. Caroços no corpo, sendo que em alguns casos são avermelhados e doloridos. Febre, edemas e também dor nas juntas. Ressecamento dos olhos e do nariz. Mal estar e emagrecimento.

Com sei que estou com hanseníase

Qual o tratamento da hanseníase?

A hanseníase é uma doença que tem cura, e seu tratamento é feito via oral, geralmente com dois ou três medicamentos que é denominado poliquimioterapia. O seu tratamento é gratuito e feito em Unidades de Saúde, sendo que a cura é mais fácil e rápido quando o diagnóstico é precoce.

Hanseníase 1

Mais sobre Hanseníase sintomas iniciais

Qual a prevenção da hanseníase?

A hanseníase é uma doença incapacitante, ou seja, a pessoa apresenta dificuldades em desempenhar tarefas diárias que já está acostumada, e apesar de não haver uma forma específica de prevenção, existem algumas medidas como diagnóstico precoce, exames preventivos, além de divulgação junto à população sobre a existência de tratamento e cura.

Hanseníase tem cura

Fique atento aos sintomas e qualquer suspeita não hesite em procurar ajuda médica

Saiba mais sobre a Hanseníase com o vídeo do Youtube que o Blog Brasil separou para você:

Saiba mais sobre outras doenças




Haline
17/03/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Hanseníase sintomas iniciais

Destaque

Glicose alta sintomas

Glicose alta sintomas