Informações sobre como consultar e sacar abono PIS e PASEP

O PIS e o PASEP são benefícios para trabalhadores públicos e privados, confira mais informações de como consultar e sacar esse abono.

Programa PIS e PASEPO Programa de Integração Social o PIS, foi criado em 1970 pelo Governo Federal, para garantir aos trabalhadores informações e benefícios de iniciativas privadas iguais ao Abono Salarial e o Seguro Desemprego. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público o PASEP foi criado na mesma data que o PIS, mas é destinado aos trabalhadores públicos, civis e militares com a intenção de conceder a maior participação possível na renda das entidades para as quais estejam trabalhando.

Estes benefícios, assim como o abono aos trabalhadores de instituições privadas e públicas estão vinculados com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, sendo possível dar informações, sacar e consultar. Veja abaixo mais informações de como consultar e sacar o abono PIS e PASEP.

Quem tem direito de sacar o abono salarial

Trabalhador Informações sobre quem tem direito ao benefício: os trabalhadores que tem pelo menos 5 anos de carteira assinada e cadastro nos programas PIS/PASEP. Ter recebido a remuneração mensal de até 2 salários mínimos durante o ano em que for considerado para a atribuição deste benefício. Ter exercido uma atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não no ano de pagamento. Seus dados tem que estar informados corretamente e anualmente no programa para ter direito de sacar e consultar o abono.

Como se cadastrar no PIS/PASEP

Carteira de trabalhoTodo o trabalhador registrado ja tem seu cadastro no programa PIS/PASEP, isso ocorre em seu primeiro emprego com carteira assinada, para ter informações sobre o direito a sacar ou consultar utilize a numeração do cadastro. Esse abono é retirado uma vez ao ano nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, todo trabalhador deve receber de seu empregador o cartão com informações sobre o número de inscrição e  cadastro no programa, que na maioria das vezes está na última folha da sua carteira de trabalho, sendo fundamental para sacar ou consultar o benefício.

Esse cadastrado com informações para o abono também serve para que o trabalhador tenha direito aos benefícios como Seguro Desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS.

Onde consultar o abono PIS/PASEP

Banco do Brasil e Caixa Econômica FederalNo site da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil você pode consultar online e conferir informações. Para poder ter acesso a essa consulta é necessário se cadastrar e oferecer informações de dados pessoais e o número da inscrição do Programa PIS/PASEP. Também poderá ser feita a consulta e o saque do benefício no próprio banco através de um cartão que o mesmo disponibilizará. Para sacar o abono é preciso ter o cartão cidadão, faça o pedido nas próprias agências bancárias.

O trabalhador deverá ainda consultar o calendário para ver informações sobre a data exata do dia do pagamento do PIS/PASEP para saber se ele está disponível para sacar.

Lembrando que esse benefício não é acumulativo, por isso, o saque deve ser feito a partir da data informada.

No vídeo sobre o PIS na Caixa Econômica Federal do canal do Portal ZUN no You Tube você confere mais informações:

Veja mais sobre abono PIS e PASEP

30/04/09 por Talita

   



Mais informações por email