Informática na educação infantil

O uso da informática na educação infantil pode trazer benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, mas é preciso ter planejamento.

menino do computadorA informática foi um dos maiores avanços da tecnologia, nos trouxe muitos benefícios e facilidades fazendo do cotidiano de muitas pessoas algo prático e ágil. Na educação ela tem forte influência, além de ajudar a trilhar por caminhos mais fáceis, é uma ferramenta prática e ótima para os pequenos aprendizes, dependendo da forma que a informática é utilizada em nossa vida pode ser muito saudável.

Mas, como em tudo na vida há sempre os dois lados da moeda e muitas pessoas têm argumentos negativos sobre computador afirmando que são perigosos e que o uso da internet apresenta desvantagem, mas isto está mudando e cada vez mais as redes de relacionamentos e sites estão procurando trazer mais segurança.

A informática além de apresentar o mundo tecnológico ajuda a desenvolver habilidades, criatividade tudo de forma positiva, e quando utilizada de maneira correta, só traz benefícios.

Educação tecnológica na educação infantil

Saber lidar com essa inclusão das crianças no mundo da informática é fundamental, mostrar que o computador não é tudo e  que não é somente através dele que resolvemos tudo e trabalhamos, mas sim que ele faz parte da nossa vida.

crianças no computador

Através de atividades pedagógicas pode-se usar a informática de forma positiva fazendo com eles não deixem de brincar, correr e muito menos que troquem os hábitos infantis para ficar sentados manuseando uma máquina.

É preciso ter muito cuidado ao ensinar a interação e associar a informática com outras coisas, por exemplo, brincadeiras, jogos educativos, vídeos, fotos e mostrar de maneira saudável que é possível conciliar o mundo real e o virtual.

Atividades tecnológicas para educação infantil

Muitas escolas possuem salas de informática e isso é um ponto positivo desde que seja usado com cautela. As atividades devem ser revisadas e autorizadas pela coordenação e direção da escola.

Mais sobre Informática na educação infantil

aula de informática

Uma boa maneira de trabalhar com os pequenos é utilizando sites educativos com jogos que trabalhem a coordenação motora, cores, números, letras e que ensine algo divertido e que venha a completar o que é proposto em sala de aula.

Um bom planejamento faz parte da rotina de uma escola consciente, mostre para seus superiores o seu interesse em trabalhar com informática para seus alunos e tenha sempre um projeto para seguir, só assim você saberá se os resultados foram alcançados, uma vez que cada escola e cada turma dispões de uma realidade diferente.

Para mais dicas assista ao vídeo do Youtube e veja um exemplo de atividade:

Veja mais sobre informática e educação infantil




Lucimari
20/05/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Informática na educação infantil

Destaque

Feriados mais importantes do Brasil

Feriados mais importantes do Brasil