Intolerância a lactose o que é

A intolerância a lactose é a incapacidade do organismo de digerir o açúcar encontrado no leite e também nos seus derivados.

Intolerância a lactose

A lactose é um tipo de açúcar presente no leite e seus derivados. Mais especificamente a lactose é um dissacarídeo que é composto por dois monossacarídeos que é a glicose e a galactose. É comum que algumas pessoas apresentem reações diversas e incomodas ao ingerir leite ou algum dos seus derivados, exatamente por causa da lactose. Essas reações podem se diferenciar de pessoa para pessoa, e em alguns casos mais sérios podendo levar a pessoa a óbito. Saiba mais sobre o que é a intolerância a lactose, tipos e o seus sintomas.

O que é a intolerância a lactose?

A intolerância a lactose ou deficiência de lactase é a incapacidade que o organismo de um determinado indivíduo tem de digerir a lactose (açúcar encontrado no leite e seus derivados). Essa intolerância é a falta de enzima lactase, que é produzida no intestino delgado e tem a função de decompor o açúcar do leite (lactose) em carboidratos, para uma melhor absorção.

Com a falta dessa enzima, a digestão da lactose é mais difícil, chegando ao intestino grosso inalterada, assim é fermentada por bactérias, produzindo o ácido láctico e gases. A presença da lactose no intestino grosso também aumenta a retenção de líquido, causando diarreia e cólicas.

Leite e derivados

Quais os tipos de intolerância a lactose?

Existem três tipos de intolerância à lactose, a primeira é a Deficiência Congênita da Enzima, que é um defeito genético muito raro, no qual acometem alguns recém-nascidos que já nascem sem a capacidade de produzir a lactase, então à intolerância à lactose é permanente, ou seja, não à cura.

O segundo tipo é a Diminuição Enzimática Secundária a Doenças Intestinais, sendo o tipo muito comum no primeiro ano de vida, então neste caso a criança tem uma intolerância temporária. Isso ocorre devido a uma deficiência temporária da enzima, que acontece por causa da morte das células da mucosa intestinal que são as produtoras da lactase.

Já o terceiro tipo é a Deficiência Primária ou Ontogenética que é a mais comum, porque todas as pessoas com o decorrer da vida tem a tendência natural à diminuição na produção da lactase, então em uma determinada fase da vida todos vão apresentar algum tipo de intolerância a lactose.

Bebê bebendo leite

Quais os sintomas da intolerância a lactose?

Geralmente os sintomas de quem tem intolerância a lactose começam a aparecer depois de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos ou bebidas que tenham a lactose. Os sintomas mais comuns são diarreia, náuseas, às vezes vômitos, dores abdominais e inchaços. A intensidade dos sintomas irá se diferenciar de pessoa para pessoa e também de acordo com a ocasião e a quantidade ingerida de lactose.

Mulher com dor na barriga

Vale lembrar que há diferença entre intolerância a lactose e alergia ao leite, já que são muito confundidas. A alergia ao leite é uma resposta do sistema imunológico, já a intolerância é a incapacidade do organismo de digerir a lactase.

Saiba mais sobra a intolerância a lactose

21/03/11 por Haline

   



Mais informações por email

Comentar