Leilão de carros do DETRAN

A procura pelo leilão de carros realizados pelo DETRAN vem crescendo a cada dia. Saiba um pouco mais sobre esse negócio vantajoso.

carros guinchadosO DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é um órgão de âmbito nacional pertencente ao Poder Executivo Estadual, responsável por fiscalizar o trânsito em suas jurisdições. Cada estado brasileiro possui um DETRAN, pois a este competem também a formação e a fiscalização de condutores, avaliando a capacidade física, mental e psicológica na obtenção da CNH.

Ao cometer infrações, o condutor além de ser multado pelo DETRAN perde pontos na carteira e, dependendo da infração, pode ter seu veículo apreendido. Caso o condutor não quite as pendências em relação ao veículo no prazo de 90 dias, o veículo ou motocicleta é incluído nos processos de leilão que visam desocupar os pátios do DETRAN. Porém, antes de serem leiloados, passam por uma rigorosa inspeção a fim de verificar se não constam passagens pela polícia ou pelo poder judiciário.

Como funciona o leilão de carros

O leilão de carros é uma modalidade de venda estipulada pelo DETRAN, que visa solucionar problemas de forma rápida e simplificada na venda de bens. O leiloeiro, geralmente um agente delegado, anuncia os itens a serem leiloados um a um, iniciando cada item com um lance. Quem se interessar levanta a mão para dar o lance; caso exista mais de uma pessoa interessada, quem der o maior lance leva o veículo.

homem no leilão

Valores e forma de pagamento

Inicialmente o valor dos carros é mínimo, suficiente apenas para pagar o IPVA, os dias em que o veículo permaneceu no pátio, o reboque e as multas. Por isso, os valores de alguns carros variam. Ainda assim, o preço da aquisição de alguns carros leiloados pelo DETRAN está bem abaixo do encontrado no mercado, sendo a compra, portanto, um negócio lucrativo. O pagamento só poderá ser à vista em espécie ou cheque, e só serão aceitos os pagamentos via boleto bancário nos casos de arrematação online.

mulher somando

Como participar do leilão

Para participar basta procurar o DETRAN de sua cidade, se informar quanto aos leilões realizados e saber os dias e cidades em que ocorrerá o evento. Caso tenha interesse, antes da realização do leilão é possível ver os carros a serem leiloados no pátio do DETRAN, verificando o estado de conservação de cada um. Então é só comparecer nos pátios na data marcada.

detran

O proprietário que adquire pelo um carro pelo leilão não herda as dívidas referentes ao veículo, e a retirada é autorizada assim que o pagamento é compensado. Após isso, o comprador deve procurar o DETRAN para a regularização dos carros.

Caso queira saber sobre Consulta de multas do RENAVAM no DETRAN SP, assista ao vídeo do Portal Zun, no Youtube:

Saiba mais sobre o leilão de carros

21/02/12 por Caroline

   



Mais informações por email

Comentar