Lixo e o meio ambiente

O meio ambiente é um dos maiores recursos naturais e é também o que mais sofre com o descarte inapropriado do lixo pelos humanos.

mão segurando planetaO meio ambiente consiste um tudo o que está concentrado a nossa volta. Matas, florestas, rios, lagos, qualquer tipo de natureza, vegetação ou ecossistema faz parte do meio ambiente. É justamente por isso, que atualmente o meio ambiente sofre com a grande quantidade de lixo que é descarregado nele. Os ecossistemas a nossa volta sofrem com todos os dejetos que não utilizamos mais e descartamos de forma errada e que pode afetar diretamente a natureza. Isso acontece também, porque os centros urbanos aproximaram-se muito do meio ambiente natural, que antes se encontravam muito afastado das cidades e hoje se encontram dentro delas.

Meio ambiente e lixo eletrônico

O lixo eletrônico é o descarte de objetos produzidos a fins elétricos ou eletrônicos. Afeta diretamente o meio ambiente quando é descartado de forma incorreta, pois os seus componentes dificilmente se compõem ou são úteis para a natureza. Alguns exemplos de lixo eletrônico são: computadores, celulares, pilhas, câmeras, televisores e muitos outros utensílios que são comuns na vida de muitos e o seu descarte nem sempre é feito de maneira correta.

lixo eletrônico

Mais sobre lixo e o meio ambiente

Meio ambiente e lixo hospitalar

O lixo hospitalar, além de oferecer sérios riscos ao meio ambiente, é muito perigoso à saúde dos humanos. Isto porque, os objetos descartados incorretamente no meio ambiente são muitas vezes contaminados e de difícil decomposição. Ou seja: além de apresentarem sérios riscos ao bem estar do ser humano, ele não desaparece da natureza de forma rápida. Um exemplo prático dos danos do lixo hospitalar no meio ambiente e na vida do ser humano, são os lixos hospitalares descartados em rios, nascentes ou qualquer fonte mineral. A água contaminada com esse tipo de lixo contamina os peixes, e consequentemente os humanos que consumirão estes peixes.

lixo hospitalar

Meio ambiente e lixo nuclear

Uma das maiores preocupações mundiais é o lixo nuclear. Isto porque, quando o meio ambiente é contaminado pelos resquícios do lixo nuclear, o solo contaminado logo transmite os resquícios do problema aos humanos. A contaminação nuclear é uma das mais perigosas, desenvolve doenças e seus danos são irreversíveis. É causada por resquícios de usinas nucleares ou qualquer tipo de indústria bélica, que descarta o lixo produzido de forma indevida.

lixo nuclear

O descarte inadequado de qualquer tipo de lixo, cedo ou tarde, resultará em problemas para o próprio ser humano, que não possui grande conscientização dos perigos oferecidos pelo descarte do lixo no meio ambiente.

Veja neste vídeo do Youtube os impactos produzidos pelo descarte inadequado do lixo no meio ambiente e suas possíveis soluções:

Saiba mais sobre lixo e meio ambiente

23/04/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar