Maiores vulcões ativos do mundo

Estima-se que existem 1.500 vulcões no mundo, e entre estes muitos ainda estão ativos e entram em erupção de tempos em tempos.

vulcão no MéxicoO vulcão é um fenômeno da natureza causado pelo escape de gases, magma e partículas quentes (mais conhecidas como lava) na superfície da Terra. Os vulcões são os maiores poluentes naturais da Terra, pois quando os que ainda estão ativos no mundo entram em erupção, grande quantidade de poeira, aerossóis e gases são expelidos na atmosfera, causando muita poluição e interferência no clima. Existem vários tipos de vulcões e alguns, que não estão mais ativos são grandes pontos turísticos no mundo. Considerados como os maiores agentes de desastres naturais no mundo, assim como os terremotos e os tsunamis, os vulcões provocam grande destruição e prejuízos planetários, pois são sempre imprevisíveis e a sua ação é muito rápida. Quando os vulcões que ainda estão ativos ameaçam entrar em erupção, a área é geralmente evacuada e muitas vezes milhares de casas e cidades são destruídas pela lava que consome rapidamente tudo o que encontra pela frente.

Tipos de vulcões

Existem diferentes tipos de vulcões ativos e inativos no mundo. Eles são classificados de acordo com o seu formato e a maneira que foram formados. Outro tipo de classificação para os vulcões são os tipos de magmas eruptivos, ou seja, o tipo de lava que os vulcões expelem. Quando a lava emitida tem uma porcentagem de sílica (dióxido de silício) muito elevada (acima de 65%) o magma é chamado de félsico ou ácido, e solidifica-se rapidamente. Os vulcões que possuem lava deste tipo possuem forte tendência de explodir ferozmente quando estão ativos e entram em erupção.
Já em outros casos, os vulcões podem ter baixa quantidade de dióxido de silício e por isso, são chamados de máficos ou básicos. Este tipo de lava não causa explosões, porém os efeitos podem ser mais drásticos em relação aos vulcões félsicos, pois possui capacidade de grande escoada. A lava pode percorrer mais de 1000km, consumindo e destruindo tudo o que encontra no caminho de forma rápida e trágica. Além disso, existem também muitos formatos de vulcões, entre os que estão ativos e inativos. Vulcão escudo, cones de escórias, estratovulcões, caldeiras ressurgentes e vulcões submarinos.
Veja neste infográfico o que são, como ocorre a erupção, as consequências, os tipos e a quantidade de vulcões ativos e inativos no mundo:

Mais sobre Maiores vulcões ativos do mundo

Principais vulcões ativos no mundo

Segundo a Agência Espacial Americana (NASA) existe ao todo 1.500 vulcões no mundo, dentre eles, 500 ativos. 50 destes vulcões entram em erupção todo o ano, onde provocam estragos em grande e ás vezes, em pequena escala. A quantidade de pessoas que moram próximas às áreas de risco devido à presença dos vulcões é mais de 500 milhões de pessoas. Existem os principais vulcões ativos no mundo, que entram frequentemente em erupção e provocam estragos à população. São eles: Dukono na Indonésia; Miyake-jima no Japão; Etna na Itália; Egon na Indonésia; Eyajaföll na Islândia; Gaua nem Vanuatu; Redoubt nos EUA; Reventador no Equador; Kilauea nos EUA e Popocatepetl no México.
Acompanhe neste infográfico, quais são os principais vulcões ativos no mundo:


Os vulcões são fenômenos da natureza que podem causar muitos desastres, prejuízos sociais e econômicos. É preciso estar atento quando os primeiros sinais de erupção aparecem, pois uma quantidade pequena de lava pode destruir uma grande quantidade de casas e vidas.

Saiba mais sobre vulcões e outros fenômenos da natureza

17/11/10 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar