Menstruação na gravidez pode ser sinal de perigo

A menstruação na gravidez não é algo normal. Assim que identificada, a procura por um médico deve ser imediata para o acompanhamento.

Mulher com dúvida

A menstruação é um processo de limpeza do corpo feminino, porque todos os meses a partir da primeira menstruação o óvulo da mulher se prepara para receber o sêmen masculino para juntos gerarem uma vida, quando o óvulo não é aproveitado ele fica velho e se torna inútil, e a função do corpo é expeli-lo, para que outro óvulo possa se preparar para o mesmo processo.

A limpeza do corpo é denominada menstruação, ou seja, quando a mulher menstrua, ela está eliminando os óvulos velhos do seu corpo.

Mais sobre menstruação na gravidez pode ser sinal de perigo

Quando o óvulo feminino é fecundado pelo sêmen masculino acontece o processo de gravidez, que é o ato de gerar um feto dentro do útero, já o sangue que antes era utilizado para limpar os óvulos velhos do corpo agora é utilizado para assegurar a vida do feto dentro do útero, ou seja, cientificamente falando os dois processos estariam impossibilitados de acontecer ao mesmo tempo, porém o corpo humano age de forma que até a ciência desconhece, como é o caso da menstruação na gravidez.

Menstruação na gravidez: como funciona

Menstruação na gravidez muitas vezes pode sim representar um sinal de perigo, já que a menstruação neste período significa a perda de sangue necessário para a vida do bebê, mas é muito comum entre as gestantes, principalmente as de pouca idade, muitas vezes acontece por conta de uma infecção de algum órgão do sistema reprodutor, de uma rejeição do corpo humano ao processo que está sendo realizado ou então de uma reação necessária para a própria acomodação do feto.

O que é menstruação na gravidez

Este processo ocorrido durante a gestação não pode ser encarado como uma menstruação e sim como um sangramento decorrente de alguma atitude anormal do corpo, o comum é o sangramento leve que dura no máximo 24 horas, caso o sangramento seja intenso, perdure mais tempo do que o normal ou acompanhado de febre e dores a gestante deve imediatamente procurar seu ginecologista ou seu obstetra para verificar se a gravidez está ocorrendo bem ou se o sangramento não pode afetar de forma negativa o bebê.

grávida

Em todos os casos de menstruação na gravidez, apenas 15% representam um aborto. Nos três primeiros meses da gravidez é mais do que comum ocorrer sangramentos, porém não são normais, então mulheres grávidas: muita atenção a qualquer reação inesperada do corpo e não deixe de fazer as consultas pré-natais para assegurar a saúde do bebê e também da mamãe.

Saiba mais sobre gravidez

06/04/09 por Ana Maria

   



Mais informações por email