Micose causada por fungos

Veja o que são as micoses causadas por fungos, e quais são os principais sintomas nas unhas, virilhas e no couro cabeludo.

Pés descalços na areiaÉ muito comum as pessoas terem micose causada por fungos que se manifestam de diversas maneiras e em várias partes do corpo. Geralmente, a micose atinge a queratina da epiderme, ou seja, a superfície da pele, podendo causar manchas, coceira, bolhas, irritações, grosseirão entre outras reações. Existem diversos tipos de micoses e cada uma manifesta-se de acordo com o fungo causador, por exemplo, a candidíase é uma micose causada pelo fungo Candida albicans e atinge as mucosas do organismo como boca e genitálias causando desconforto, sensação de queimação, coceira entre outros sintomas.

Confira abaixo quais são os tipos de micose causada por fungos que atingem milhares de pessoas em todo o mundo.

Micose na unha causada por fungo

Pés

A micose de unha mais comum é a Onicomicose, causada por um fungos como o Fusarium sp., o Acremonium sp., o Aspergillus sp., o Scytalidium sp. e o Onychocola canadiensis. Geralmente a micose se manifesta nas unhas do pé por ser um local mais úmido, aquecido e escuro. Sua infecção é por meio do solo, animais, de uma pessoa para outra ou através de tesouras, cortadores e alicates contaminados. As principais manifestações de uma pessoa que tem micose na unha causada por fungos é o descolamento da borda da unha que acontece nos cantos.

Os fungos podem ainda causar espessamento da unha, que fica mais dura e grossa e pode vir acompanhado de dor; destruição e deformidade é quando a unha fica frágil e quebradiça e a leuconiquia, que são manchas brancas na superfície da unha.

Micose na virilha causada por fungo

A micose na virilha é causada pelo crescimento de fungos dermatófitos do gênero Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton, por ser uma região escura, quente e úmida. Este tipo de micose é mais comum no verão porque as pessoas costumam transpirar mais nesta época do ano e assim a virilha fica mais úmida tornando-se um local apropriado para o crescimento dos fungos. A micose na virilha se manifesta manchas avermelhadas que podem se transformar em bolhas, com muita coceira e a pele descama podendo fazer com que os ungos atingir as nádegas e o abdômen.

Micose no cabelo causada por fungo

Coceira no cabelo

A micose no cabelo é conhecida por tinea capitis que pode ser causada por diferentes tipos de fungos que se desenvolve geralmente em crianças. Os fungos odem ser transmitidos por objetos compartilhados como um pente, boné e até um lacinho de cabelo, por animais e solo contaminado. Os sinais de micose no cabelo causada por fungo são as áreas de perda de cabelo e descamação, cor amarelada, coceira e o local fica dolorido.

Se apresentar qualquer um desses sintomas citados acima procure um médico, pois sem o devido tratamento a micose causada por fungos pode se espalhar por todo o corpo e evoluir para algo mais sério.

No vídeo abaixo você confere o que é micose com o Dr. Jorge Manaia:

Saiba mais sobre micose

28/11/08 por Talita

   



Mais informações por email