O que é óleo de cártamo?

O óleo de cártamo traz diversos benefícios para nosso organismo, inclusive tem sido muito usado em dietas de emagrecimento.

CártamoO óleo de cártamo é retirado das sementes da planta cártamo, que tem origem das regiões áridas da Índia, sendo cultivado a mais de dois mil anos com o nome técnico Carthamus tinctorius, o qual vem do hebraico que significa tingir com tinta, pois possui um corante alaranjado que é obtido de suas flores.

O óleo de cártamo é parente do girassol, sendo uma planta com altos níveis de óleo, cerca de 40% em suas sementes.

Como encontrar o óleo de cártamo?

Cápsulas de óleo de cártamo

O óleo de cártamo é encontrado em lojas de produtos naturais, na forma de cápsulas e também o extrato da planta, este que deve ser consumido para temperar alimentos frios, para que não perca suas propriedades benéficas.

Há vários benefícios do óleo de cártamo como: obriga o corpo a queimar a gordura que está acumulada, produz uma substância que reduz o apetite causando a sensação de saciedade, ajuda a musculatura a se definir com mais facilidade e mais rapidamente, previne e trata a celulite, pois atua na camada epidérmica e dá mais energia ajudando a melhor o desempenho no treino físico.

Propriedades e benefícios do óleo de cártamo

Calça larga

O óleo de cártamo tem o ácido linoléico, o qual também é chamado de ômega 6, o qual queima as gorduras e tonifica os músculos. O ácido linoléico também é encontrado naturalmente nas carnes vermelhas, laticínios e também no óleo de cártamo. O óleo de cártamo é vendido em cápsulas, agindo nos espaços inter e intramusculares e também dérmicos do corpo. Uma das funções é inibir o aumento do tecido adiposo, fazendo com que o organismo passa a acumular menos gordura, acelera a definição muscular e faz com que o corpo queime as gorduras em excessos.

Há também a presença de outro ácido oléico, o qual é conhecido como ômega 9 e é encontrado principalmente no azeite de oliva e faz muito bem para a saúde, pois ajuda a manter os níveis de colesterol nos limites normais, ajuda na síntese de hormônios e regula os processos metabólicos do nosso organismo. Além disso, ajuda a controlar a fome e também o peso corporal, pois ele estimula a produção de uma substância que reduz a fome, diminui a produção de LDL e aumenta a perda de peso. O óleo de coco também é bastante popular por seus efeitos medicinais.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre os benefícios do óleo de cártamo.

Confira mais um artigo sobre o óleo de cártamo

10/11/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar